Ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres é preso pela PF após desembarcar em Brasília
Ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro desembarca em Brasília na manhã deste sábado e é preso pela PF após determinação do STF (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O ex-ministro da Justiça no governo 💥️Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal 💥️Anderson Torres foi preso na manhã deste sábado (14) pela 💥️Polícia Federal (PF). Ele foi detido ao desembarcar no aeroporto de Brasília, vindo de Miami (EUA) em um voo comercial.
A prisão de Torres foi determinada na última terça-feira (10) pelo ministro do 💥️Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele é acusado de omissão e conivência que teriam facilitado os atos antidemocráticos no último domingo (8) em Brasília.
As manifestações resultaram na invasão e depredação das sedes dos 💥️Três Poderes na capital federal.
💥️Entenda a prisão de Torres
A decisão do ministro do STF foi chancelada pela maioria do plenário da Corte e ocorreu após o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, apontar “diversas omissões, em tese dolosas, praticadas pelos responsáveis pela segurança pública no Distrito Federal e que contribuíram para a prática dos atos terroristas” em 8 de janeiro na capital federal.
Ao cumprir mandado de busca e apreensão na casa de Torres, no âmbito da decisão de 💥️Moraes, a PF encontrou uma minuta de decreto para instaurar um “estado de defesa” na sede do 💥️Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Tal documento abriria caminho para mudar o resultado das eleições do ano passado.
Conforme apuração dos votos válidos nas urnas eletrônicas, Jair Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.
Pelo 💥️Twitter, Torres afirmou que o documento foi “vazado fora de contexto” e, provavelmente, integrava pilha de papéis para descarte. “Tudo seria levado para ser triturado oportunamente”. Relembre a postagem:
… e vazado fora de contexto, ajudando a alimentar narrativas falaciosas contra mim. Fomos o primeiro ministério a entregar os relatórios de gestão para a transição. Respeito a democracia brasileira. Tenho minha consciência tranquila quanto à minha atuação como Ministro.— Anderson Torres (@andersongtorres) January 12, 2023
Ao tomar conhecimento de ordem de prisão preventiva de Moraes, Torres publicou no mesmo dia também no Twitter que iria interromper suas férias e retornar ao Brasil para se apresentar à Justiça.
Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa.— Anderson Torres (@andersongtorres) January 10, 2023
O ministro da Justiça, Flávio Dino, havia dado prazo até a próxima segunda-feira (16) para Torres retornar. Do contrário, seria dado início aos procedimentos para 💥️extradição.
Torres também é alvo, ao lado de Bolsonaro, de pedido de abertura de inquérito apresentado pelo líder do governo no 💥️Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Nesse caso, para que seja apurada a conduta do ex-ministro e do ex-presidente por tentativa de golpe de Estado devido à minuta de decreto.
✅*Com Reuters e Agência Brasil
O que você está lendo é [Ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres é preso pela PF após desembarcar em Brasília].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments