Recuperação judicial da Americanas (AMER3) pega em cheio fundos imobiliários

Lojas Americanas

Índice de fundos imobiliários volta a sentir efeito cascata da Americanas, agora em recuperação judicial (Imagem: Flávya Pereira/Money Times)

O índice de 💥️fundos imobiliários (💥️Ifix) da 💥️B3 inverteu o sinal e passou a cair, acelerando as perdas nas últimas horas. A queda é impulsionada por FIIs expostos à 💥️Americanas (💥️AMER3), após a varejista entrar com o pedido de recuperação judicial no início da tarde.

Por volta das 16h40 (de Brasília), o Ifix caía 0,47%, aos 2.825 pontos, perdendo o patamar de 2.840 pontos sustentado nos últimos dias.

Fundos imobiliários expostos à Americanas caem

No horário acima, a maior queda entre os fundos vinha do 💥️Vinci Imóveis Urbanos (💥️VIUR11), de 3,8%. O FII é um dos oito com maior exposição à varejista e sente o efeito cascata do pedido de recuperação judicial apresentado hoje ao declarar dívidas de R$ 43 bilhões.

Além disso, há pouco, a B3 anunciou que a companhia não fará mais parte de nenhum índice da Bolsa brasileira a partir de amanhã.

Outros FIIs atrelados à Americanas e do segmento de 💥️logística recuam no pregão como o 💥️VBI Logístico (💥️LVBI11), 💥️XP Log (💥️XPLG11) e 💥️Max Retail (💥️MAXR11).

Momento de ‘cautela’ com esses fundos

O analista de real estate da 💥️Empiricus Research, Caio Araujo, avalia que o momento é de cautela para os cotistas desses fundos.

“Principalmente em casos em que a Americanas tem uma maior relevância, como é o caso dos fundos XPLG11, 💥️GGRC11 [💥️GGR Copevi] e MAXR11. Caso seja projetado um plano de enxugamento das operações, certamente, algumas áreas serão desocupadas, ao menos de forma parcial. Especialmente em 💥️imóveis com pior localização ou  com contratos típicos”, comenta.

Araujo destaca que, em uma atualização recente, foi observada que a exposição do Max Retail é maior, sendo que 56,2% da receita imobiliária vem das cinco lojas alugadas para a Americanas. Depois dele, vem o fundo 💥️Vila Olímpia Corporate (💥️VLOL11) que tem 29% da receita vinculada à varejista.

“Esse portfólio do fundo será incorporado pelo 💥️VBI Prime Properties [💥️PVBI11]. Por se tratar de um espaço corporativo da companhia em 💥️São Paulo, com os escritórios da Ame Digital e Bit Services, não enxergamos risco de desocupação tal qual dos imóveis logísticos neste momento, mas está no radar”, acrescenta.

O que você está lendo é [Recuperação judicial da Americanas (AMER3) pega em cheio fundos imobiliários].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...