ETFs de ações estrangeiras somam maior número de cotistas no Brasil; veja como investir em 2023
ETFs de ações estrangeiras estão entre os mais populares no Brasil. Entenda a importância de diversificação cambial e geográfica. (Imagem: Shutterstock)
Os 💥️ETFs (Exchange-Traded Funds) são 💥️fundos de índices que facilitam a vida de quem está começando a investir ou está buscando diversificar substancialmente sua 💥️carteira de investimentos. Os números mostram que o brasileiro está cada vez mais interessado em 💥️ETFs de ações estrangeiras.
No final de 2022, havia 91 ETFs sendo negociados na 💥️bolsa brasileira, dos quais 80 eram fundos de índices e 11 eram ETFs de 💥️renda fixa.
E olhando para o número de cotistas, os 💥️fundos de índices focados em ações estrangeiras lideram o ranking, de acordo com a 💥️Economatica.
Nos últimos cinco anos a quantidade de investidores que se tornaram cotistas desses ETFs tem crescido expressivamente, a uma taxa de cerca de 121% ao ano, saindo de 33,2 mil cotistas em dezembro de 2017 e chegando a 794,1 mil cotistas em dezembro do ano passado.
Dentre os 80 fundos de índice, o ETF com maior número de cotistas era o 💥️IVVB11, com 170,9 mil cotistas. Ele replica a performance do 💥️Índice S&P 500 — as 500 maiores empresas dos Estados Unidos —, em reais (R$).
Na mesma toada, o brasileiro também busca diversificar seus investimentos ao 💥️alocar em ações listadas na China por meio de ETFs. O Trent MSCI China (💥️XINA11), gerido pela XP Vista Asset, terminou 2022 com 39,7 mil cotistas.
ETFs com maiores quantidades de cotistas em 2022
IVVB11Como investir em ETFs em 2023
Muitos investidores têm um dilema recorrente, entre esperar uma janela oportuna para comprar ativos dolarizados quando o 💥️dólar cai em relação ao real brasileiro ou simplesmente tomar a decisão de comprar fundos, 💥️BDRs (Recibos de ações empresas negociadas no exterior) ou outros instrumentos como ETFs para reduzir o risco da sua carteira e surfar altas da moeda americana.
Para João Daronco, analista de ações da Suno Research, independente da cotação, via de regra é importante manter uma 💥️parcela do seu patrimônio atrelada ao dólar, uma moeda forte.
“Não acho que o ano de 2023 será excecionalmente bom ou ruim para dolarizar o patrimônio. Entendo que a pessoa sempre precisa ter uma fatia em dólar. O principal é compreender o perfil de investidor, e aí sim você define algumas porcentagens da alocação da carteira. Mas mesmo assim, acho que todo mundo deveria ter um pouco [do patrimônio] em dólar”, analisa.
No caso dos ETFs de ações estrangeiras, eles podem ser adquiridos com facilidade pelo investidor dentro da própria 💥️B3 (💥️B3SA3). Ou seja, é possível encontrar diversas opções dentro da 💥️sua corretora de preferência aqui no Brasil, comprando cotas em reais de ativos globalizados.
O que você está lendo é [ETFs de ações estrangeiras somam maior número de cotistas no Brasil; veja como investir em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments