Combustíveis: Veja como alta da gasolina vai impactar a inflação; diesel pode ser o próximo

Cade, gasolina, Petrobras, combustíveis, combustível

Petrobras anunciou alta de mais de 7% no litro da gasolina. Diesel também pode passar por reajuste. (Imagem: Pixabay/Engin_Akyurt)

A 💥️Petrobras (💥️PETR3; 💥️PETR4) anunciou o primeiro reajuste nos 💥️combustíveis do ano. A partir de amanhã (25), preço médio de venda de 💥️gasolina para as distribuidoras passará de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro.

A alta de 7,46% na 💥️gasolina foi um movimento técnico da companhia, uma vez que o Centro Brasileiro de Infraestrutura e Energia (💥️CBIE) e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (💥️Abicom) apontavam para uma defasagem de aproximadamente 15% nos preços do combustível.

A expectativa é de que o reajuste seja já sentido na 💥️inflação. Os cálculos de Andréa Angelo, economista-chefe especialista em Inflação da Warren Renascença, apontam para um adicional 0,24 pontos percentuais ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (💥️IPCA) em 2023.

O Santander também estima que IPCA de 2023 tem viés de alta após o IPCA-15 de janeiro, que registrou +0,55%, e a atual alta da 💥️gasolina.

Mais altas nos combustíveis pela frente

Os analistas da Ativa Investimentos projetam que novos reajustes devem ser promovidos pela 💥️Petrobras.

“O 💥️diesel também pode ser alvo de aumentos para frente. Lembremos que em fevereiro começam a valer as sanções aos derivados russos”, afirma. “Com a retomada da economia chinesa, a Europa pode ter problemas de fornecimento, uma vez que os países asiáticos podem se mostrar incapazes de atender ao que o Velho Continente precisa. Ademais, com os níveis de estoques de destilados abaixo da média dos últimos cinco anos nos EUA, nossa visão é altista para o diesel também”.

Vale destacar que os altos cargos na 💥️Petrobras atualmente ainda são ocupados pelos mesmos membros de 2022. O novo governo ainda não realizou as trocas. Ou seja: não foi a nova gestão que tomou esta decisão.

“Continuamos achando que a nova gestão, em conjunto com a 💥️ANP, formatará uma nova política de preços de derivados e possivelmente, a 💥️Petrobras e seu acionista majoritário se aprofundarão nos estudos para criação de um fundo de estabilização para momentos onde a volatilidade do barril for elevada. A grande dúvida atualmente é quanto à origem dos recursos para este fundo, dado o estágio do quadro fiscal brasileiro”, diz a Ativa.

O que você está lendo é [Combustíveis: Veja como alta da gasolina vai impactar a inflação; diesel pode ser o próximo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...