Haddad diz que Copom poderia ter sido “um pouco mais generoso” com medidas adotadas pelo governo
Mais cedo nesta segunda, Lula voltou a criticar o BC e disse ser uma “vergonha” a explicação do Copom para ter mantido a taxa de juros inalterada.
Lula tem criticado a independência formal do Banco Central & chegando a afirmar que poderá rever o tema ao término do mandato do atual presidente Roberto Campos Neto, em 2024& , assim como o patamar da taxa de juros e a atual meta de inflação, que ele considera baixa demais.
O mercado financeiro tem reagido mal a essas falas do presidente e ao que enxerga como falta de compromisso fiscal do governo, e costuma responder com a elevação dos juros futuros.
Na entrevista a jornalistas, 💥️Haddad também afirmou que debateu “nomes técnicos” com o presidente do Banco Central para ocupar o cargo de diretor de Política Monetária da instituição e que irá submetê-los a Lula.
A substituição do atual diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, está sendo vista como um importante termômetro da relação do novo governo com o BC. A nomeação do diretor cabe ao presidente, e a indicação precisa passar pela aprovação do Senado.
Haddad também afirmou que a reforma tributária tem o objetivo maior de dar segurança jurídica e transparência para o Orçamento.
O que você está lendo é [Haddad diz que Copom poderia ter sido “um pouco mais generoso” com medidas adotadas pelo governo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments