Petrobras (PETR4): É hora de encarar risco político e apostar nos dividendos da ação?
Angústia: investidores temem interferência política na Petrobras (PETR4) (Imagem: Money Times/Renan Dantas)
A 💥️Petrobras (💥️PETR4) divulgou nesta quarta-feira (8) 💥️a prévia operacional referente ao 4T22. Os números vieram sem grandes surpresas, dado que a companhia já havia comunicado ao mercado há algumas semanas que tinha batido 💥️todas as metas de produção de óleo e gás para o ano de 2022.
De novidade, a prévia mostrou um declínio de -7% na produção nos campos do pós-sal, por paradas para manutenção, descomissionamento e declínio natural.
Petrobras (PETR4): Produção de pré-sal cresce no 4T22
Mesmo assim, o volume consolidado do 4T22 ficou praticamente estável, em 2.646 Mbpd, já que o declínio do pós-sal foi compensado por um crescimento de +2% na produção nos campos do 💥️pré-sal, que atingiram 75% de participação no trimestre.
É sempre bom lembrar que, mesmo considerando volumes estáveis, a maior participação do pré-sal é um indicativo de melhora de margens, devido à maior produtividade e menor custo de extração.
No segmento de refino, a produção total da Petrobras caiu -1,5% no trimestre, em partes por conta da venda da refinaria REMAN, mas também por algumas paradas programadas para manutenção.
Ainda assim, as vendas ficaram praticamente em linha com o 3T22, ajudadas pelo ganho de competitividade da gasolina (desoneração de combustíveis) frente ao etanol no trimestre.
Em termos operacionais, o fator de utilização (FUT) do parque ficou em 86%, um pouco abaixo dos níveis vistos nos últimos trimestres, mas ainda um número satisfatório e que permitiu à companhia fechar o ano com um FUT de 88%, +5 p.p. acima de 2023.
O segmento de Energia até mostrou uma pequena melhora na comparação com o 3T22, mas continua com números muito abaixo daqueles vistos em 2023 devido à recuperação dos reservatórios. Mas isso já era um fator esperado e o segmento é pouco representativo para os resultados consolidados.
Com ótimos números mas risco político, PETR4 segue como…
…Clique aqui para ler o texto completo.
O que você está lendo é [Petrobras (PETR4): É hora de encarar risco político e apostar nos dividendos da ação?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments