G20: Dívidas de países em desenvolvimento serão foco das discussões, diz ministro das Finanças alemão

Perspectivas para países altamente endividados serão foco de discussão nas reuniões do G20, segundo ministro das Finanças da Alemanha, Christian Lindner (Imagem: REUTERS/Andreas Gebert)
As perspectivas para a economia mundial e a situação dos países altamente endividados serão os principais tópicos discutidos nas reuniões do 💥️Grupo dos 20 (G20) que acontecem nesta semana na 💥️Índia, disse o ministro das Finanças da 💥️Alemanha, 💥️Christian Lindner, nesta segunda-feira.
“A 💥️China, em particular, desempenha um papel importante aqui”, disse Lindner em entrevista à Reuters. A China é de longe o maior credor de muitos países altamente endividados na África e na Ásia, e tem sido pressionada repetidamente a fazer concessões.
Os ministros das Finanças e os chefes dos bancos centrais dos países do G20 se reunirão de 22 a 25 de fevereiro para discutir os crescentes problemas de 💥️dívida entre os países em desenvolvimento devido à pandemia e à guerra na Ucrânia.
A Índia apoia um esforço do 💥️Fundo Monetário Internacional (FMI), do 💥️Banco Mundial e dos 💥️Estados Unidos para que o chamado Quadro Comum — uma iniciativa do G20 lançada em 2023 para ajudar países pobres a adiar o pagamento da dívida — seja ampliado para incluir países de renda média.
Lindner argumenta que essa estrutura deve primeiro ser testada em países pobres antes de ser ampliada para países de renda média: “Não podemos dar o terceiro passo sem dar o segundo”, disse.
O que você está lendo é [G20: Dívidas de países em desenvolvimento serão foco das discussões, diz ministro das Finanças alemão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments