Urso-de-óculos e cafeicultores se reconciliam em montanha da Colômbia
da AFP
06/07/2023 15h11
Mas, há oito anos, pararam com os abates de floresta que abriam espaço para as plantações e silenciaram as escopetas com as quais caçavam aquele que consideravam seu inimigo: o único urso da América do Sul que vive nos Andes, da Argentina à Venezuela, e carrega um tipo de máscara branca que lhe dá o nome.
Uma estratégia público-privada, chamada "Conservamos a vida", incentivou Julián Pinilla e outros noves plantadores de café a entregar parte de suas propriedades para que o urso viva em paz, em troca de se tornarem beneficiários das construções dos sistemas de tratamento de água, fossas sépticas e tecnologia para o processamento do café.
A principal ameaça de morte é a destruição de seu habitat natural pela atividade humana. Graças aos benefícios que a comunidade recebe em troca de cuidar o urso, Pinilla e outros cafeicultores produzem o "Café Urso Andino".
"Estamos conservando o urso, estamos deixando para ele uma parte de floresta que está dando oxigênio para todos, não apenas para o urso, mas também para todas as pessoas", resume Pinilla.
O que você está lendo é [Urso-de-óculos e cafeicultores se reconciliam em montanha da Colômbia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments