Agora Inês é morta: conheça a trágica história de amor por trás do ditado
Fabiane Prohmann
Colaboração para Nossa, de Coimbra (Portugal)
24/05/2023 16h10
Mas você sabe qual a sua origem? Essa expressão é inspirada em uma das mais bonitas e trágicas histórias de amor da Europa medieval: o amor proibido de Dom Pedro 1º (oitavo rei de Portugal) e a dama galega Inês de Castro.
A triste e macabra história de amor do casal pode ser comparada a 'Romeu e Julieta', de Shakespeare, com a diferença de que essa é real e teve como palco as cidades de Coimbra e Alcobaça, em Portugal.
Apesar de casado, o então príncipe Pedro manteve com Inês uma relação proibida, mas nem tão secreta, que gerou quatro filhos. Depois da morte da esposa oficial, a princesa de Castela Constança Manuel, Dom Pedro passou a viver maritalmente com Inês, o que gerou um escândalo na corte.
Mosteiro de Alcobaça
Anualmente, no mês de novembro, é realizada a mostra internacional de doces e licores conventuais, que acontece dentro do Mosteiro.
No evento, turistas e moradores podem provar os doces conventuais mais famosos da região, como cornucópias com doce de ovos, pão de ló, trouxas, pudim Abade de Priscos de Braga, ovos moles de Aveiro e outras delícias, além do licor de ginja.
O que você está lendo é [Agora Inês é morta: conheça a trágica história de amor por trás do ditado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments