Brasileira vende pastéis na janela de casa e faz sucesso em Berlim

Ao som de música brasileira, a carioca Sandra Bello recebe os clientes na janela de sua casa em Berlim - Rodrigo Silva/UOL

Rodrigo Silva

Colaboração para Nossa, de Berlim, Alemanha

21/04/2023 04h00

A cena, que na capital alemã poderia parecer impossível, é bem real na Avenida Schönhauser 33. É lá que vive Sandra Bello. A carioca de 63 anos se mudou para Berlim há quase 3 décadas.

Nascida e criada na Ladeira dos Tabajaras, comunidade localizada em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, Sandra exercia a função de professora do Ensino Básico e sempre participou de movimentos sociais negros nas favelas. A ideia de vender os pastéis na janela, que firmou mesmo há uns cinco anos, nasceu exatamente de suas origens.

Nossa.

Aqui em Berlim, queria lembrar as birosquinhas e os puxadinhos existentes nas favelas cariocas. Esses lugares sempre foram socializantes. De vigilância, de paquera ou do simples bom dia. Durante a pandemia, a minha janela foi terapêutica"

Angélica Campos

Nem o friozinho espanta os clientes de Sandra - Rodrigo Silva/ysoke - Rodrigo Silva/UOL Mário sempre que pode bate ponto no pastel na janela - Rodrigo Silva/ysoke - Rodrigo Silva/UOL Comparini

Ana Martiniano também é fã da comida que a Sandra prepara. A cineasta enfatiza que a experiência do pastel da janela, além de gastronômica, é também muito afetiva. Nascida em São Paulo, Ana lembra das tradicionais feiras de rua que acontecem nos fins de semana em muitas cidades brasileiras.

"É um momento de feira de domingo que a gente tem aqui na casa da Sandra. O recheio do pastel é de carinho e de amor. Para nós brasileiros, a Alemanha é fria em todos os sentidos. Ela agrega não só com comida", destaca Ana.

Wiertz

Lay estava a passeio em Berlim e decidiu conhecer o pastel na janela - Rodrigo Silva/ysoke - Rodrigo Silva/UOL Bruna e o marido: "Senti um gostinho do Brasil aqui" - Rodrigo Silva/ysoke - Rodrigo Silva/UOL Sandra Bello

Sandra recebe os clientes na sala de casa: clima familiar

Da janela com os saborosos pastéis, à sala cheia de antigos e novos amigos, ao quintal que virou Quilombo, Sandra mostra que não perdeu a vocação daquela professora da Ladeira dos Tabajaras de quase trinta anos atrás.

Entre pedaços de tomate, cebola e coentro, coexistem outros temperos que não podemos ver, mas sentir.

O que você está lendo é [Brasileira vende pastéis na janela de casa e faz sucesso em Berlim].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...