Como garantir o bacalhau na Páscoa sem gastar demais; veja dicas e receitas

A saída para não abrir mão da tradição, mesmo com restrições orçamentárias, é apostar em receitas que levam lascas ou pedaços de bacalhau desfiados, tão deliciosas quanto práticas.

Antes de pegar as panelas, porém, vale entender o que é o tal do bacalhau. Na verdade, o termo corresponde ao processo de secagem e salga para conservação do pescado, e não à espécie de um peixe específico.

Rafael Moraes

Há as postas médias e as postas finas. As médias, também conhecidas como filés, são retiradas na região abaixo do lombo e, mais em direção ao rabo, são extraídas as finas. São boas para fritura, cozimento e mesmo churrasco, já que não costumam render tantas lascas como a parte mais nobre.

Chef Martin Casilli, do Grupo Sky Hall

Não significa, obviamente, abrir mão de ingredientes, mas usá-los com bastante parcimônia. "Raspas de limão podem ir muito bem, porém, preparar um bacalhau ao molho 'al limone' não é recomendado", exemplifica Casilli.

Randi Bolstad

Quem quiser fugir da etapa da dessalga, pode optar por bacalhau congelado. "Se comprar peixe congelado e com pele, não é necessário dessalgá-lo. Inclusive, se fizer isso e de maneira errada, pode tirar todo o sabor do peixe", adverte o chef Martin Casilli.

Agora, se a conta do mês realmente não couber o gasto com bacalhau, saiba que o almoço de Páscoa não está perdido, pois basta usar outras espécies de peixe "Em função do preço, cação, pescada e tilápia em postas podem substituir o bacalhau em algumas preparações", garante José Miranda.

💥️10 receitas para provar

Bolinho de bacalhau

Dificuldade Fácil 40 porções Ver receita completa
O que você está lendo é [Como garantir o bacalhau na Páscoa sem gastar demais; veja dicas e receitas].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...