Dos plantões de emergência para a cirurgia plástica

Todos os episódios seguem disponíveis na íntegra pelo canal Youtube ‘Papo Xadrez’. | Foto: Isabella Lima/Papo Xadrez

O episódio desta semana do ‘Papo Xadrez’ aconteceu com o cirurgião plástico, Mário Junqueira. A 43° transmissão do podcast abordou, de forma descontraída e profissional, sua trajetória e suas experiências como médico de emergência até chegar na área de cirurgia plástica. Acompanhe os cortes desse encontro pelo nosso perfil no Instagram, @xadrezpapo.

Mário nasceu em Jundiaí, São Paulo, mas aos 3 anos veio morar no interior de Goiás na cidade de Itumbiara. Aos 13 anos foi morar com sua avó, em Goiânia, para poder terminar seus estudos. Ao ser questionado pelos apresentadores sobre o motivo de cursar medicina, o médico afirma que desde pequeno sonhou com isso e que teve como inspiração o seu padrinho que, atualmente, é anestesista. “Sempre quis fazer medicina, sempre trilhei meu caminho, nunca desviei e nem pensei em nada. Eu gosto de pessoas e gosto de cuidar de pessoas. Na medicina eu acabei me realizando muito, ajudando a curar, a salvar”, responde.

De início, seu sonho era trabalhar como cirurgião na ala de emergência do hospital, tanto que no segundo período da faculdade conseguiu um estágio em um dos maiores centros de trauma do país para poder entender e aprender mais. Mesmo assustado, com o tempo aprendeu que o emocional precisa ser frio e que não pode se envolver demais já que as decisões tomadas na emergência são imediatas.

“É tudo na hora, né? Então, é medo o tempo inteiro, são decisões de vida ou morte, o tempo inteiro. Chega baleado, esfaqueado, atropelado; são pacientes que chegam muito grave, que vem pelo SAMU, pelos Bombeiros, (os pacientes) já chegam grave, então é a hora que você atua. Você tem que ter o máximo de potência e para isso você tem que estar muito bem preparado. Você não pode estar lá para se aventurar, você tem que chegar para resolver a gravidade e a situação”, diz.

Sua família foi o ponto chave para poder sair da emergência e se tornar cirurgião plástico. “Quando operava, passava até 2 dias fora de casa em plantão de emergência e minha esposa começou a me cobrar, já que ficava pouco tempo em casa com a minha filha e acabava perdendo o crescimento dela e, mesmo quando estava em casa, eu estava cansado e não podia brincar com ela”, lembra. “No começo da carreira, pela emoção, nós queremos algo animado. Quando mais velho, mais maduro, você vai para a razão. Estar tranquilo em casa, ter tempo, não é? Você vai mudando as visões de vida, mas isso aí é a experiência de cada um. Você só conhece e entende isso depois que passa”, conclui.

E para aqueles que pensam que apenas mulheres novas se submetem a procedimentos estéticos, estão enganados. De crianças a idosas, homens ou mulheres, todos estão à procura desses procedimentos. “Os homens, antigamente, tinham o tabu de falar que queriam fazer plástica. Era algo que não era muito bem vista pelos homens, né? Então a pessoa ficava um pouco com medo, tinham vergonha de fazer uma lipo, de fazer um nariz, né? As pessoas ficam falando, mas isso mudou. Hoje a procura tem sido muito maior. Os homens gostam muito”, comenta sobre a grande procura de homens.

Além de assuntos estéticos, o médico falou sobre as novas tecnologias que estão inseridas na área médica. Entre perguntas e respostas, histórias e risadas, o cirurgião plástico, Mário Junqueira, deixou sua história e sua marca no podcast mostrando o motivo pelo qual é um dos grandes nomes da cirurgia plástica goiana. Para acompanhar o bate papo completo, acesse o nosso canal do YouTube ‘Papo Xadrez’.

💥️Na voz apresentadores 

O apresentador Felipe Cardoso destaca que a medicina evoluiu muito ao longo dos anos. “Quando o doutor Mário falou sobre as tecnologias que estão envolvidas na medicina atualmente, fiquei impressionado. A utilização de óculos de realidade virtual para poder ver o possível resultado de uma cirurgia, os novos tratamentos de oncologia que atuam no gene de cada pessoa para prevenir ou curar de alguma doença, por exemplo, mostra que a medicina e a tecnologia andam juntas para poder fazer algo revolucionário na humanidade”.

A apresentadora Ananda Leonel complementa a fala do Felipe: “Quando o doutor mencionou sobre o robô que chegou em Goiás, e os médicos começaram a praticar as cirurgias com Inteligência Artificial, como se fosse um videogame, confesso que ainda me surpreendo com a evolução da medicina. Fascinante”, conclui.

💥️Nos últimos episódios

Mário Junqueira, cirurgião plástico e professor universitário, está na 43° transmissão ao vivo do podcast ‘Papo Xadrez’. Mário se junta aos outros 49 convidados que estiveram nos estúdios do jornal ‘O Hoje’ de frente com os apresentadores Ananda Leonel e Felipe Cardoso. Dos encontros dedicados ao mundo da música e seus bastidores, aos episódios sobre a indústria da moda: nenhuma pauta fica de fora do ‘Papo Xadrez’.

O que você está lendo é [Dos plantões de emergência para a cirurgia plástica].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...