Cozinha na Antártica: O que comem os cientistas de uma estação polar?

"Como as pessoas ficam lá fora em temperaturas extremamente frias e condições difíceis, gosto de fazer algo gostoso e que sustente o corpo, como fondue e raclete. Bastante!". Mas não é só o queijo derretido que conquista o estômago dos habitantes da estação.

"Preparamos nosso próprio pão aqui. Pão fresco é importante. Gosto de fazer brioche para o café da manhã recheado com chocolate", conta o chef francês, que está em sua sétima temporada anual na Antártica.

Thomas Duconseille, chef da Estação Polar Princess Elisabeth, gosta de preparar pratos quentes para os cientistas - Divulgação/International Polar Foundation - Divulgação/International Polar Foundation Os alimentos frescos, como os de saladas, chegam apenas uma vez por mês, se o clima permitir - Divulgação/International Polar Foundation - Divulgação/International Polar Foundation Thomas Duconseille

No entanto, nem só de alimentos perecíveis vive uma cozinha, mas suas entregas são ainda mais esparsas: elas chegam de navio da Bélgica, em enormes contêineres, apenas uma vez a cada dois anos. Por isso, Thomas mantém um bom estoque de grãos como feijão e vegetais enlatados.

A dispensa da estação polar, onde ficam os alimentos perecíveis - Divulgação/International Polar Foundation - Divulgação/International Polar Foundation A cozinha da Princess Elisabeth - Divulgação/International Polar Foundation - Divulgação/International Polar Foundation Para os trabalhos de campo, fora da estação, os cientistas precisam levar as refeições planejadas já congeladas - Divulgação/International Polar Foundation - Divulgação/International Polar Foundation Thomas valoriza os momentos em que todos os colegas estão à mesa reunidos - Divulgação/International Polar Foundation - Divulgação/International Polar Foundation

Thomas valoriza os momentos em que todos os colegas estão à mesa reunidos

Para o chef, seus preparos não servem apenas para alimentar os colegas. "Na Antártica, a comida é importante para a moral da equipe. É importante garantir que as pessoas estejam felizes ao redor da mesa e se reúnam após um longo dia. Gosto de fazer sobremesas e bolos para que as pessoas possam ser feliz no fim do dia", refletiu.

O que você está lendo é [Cozinha na Antártica: O que comem os cientistas de uma estação polar?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...