Bolo de macaxeira e especiarias é legado junino em família baiana; aprenda

Presença garantida nas festas de São João do Nordeste, o bolo de macaxeira aqui ganha cor e sabor únicos graças ao uso de especiarias, como noz-moscada, cravo e canela, e da rapadura, que pode ser substituída por açúcar mascavo.

"É um bolo muito diferente na textura, na cor e no sabor. Cada fatia me leva direto para a cozinha da minha mãe, que faleceu vinte anos atrás, e para a minha infância rodeada de irmãos. É aquela saudade só", diz Elíbia.

Elíbia com a receita de família: em cada fatia, um tanto de memórias - Rafael Martins/ysoke - Rafael Martins/UOL

A "segunda leva" a que Elíbia se refere e faz parte tem cinco homens e três mulheres. Nos anos seguintes, Josilia adotaria ainda outras oito crianças. "Ela nasceu para ser mãe".

Ainda antes de Elíbia nascer, quando o marido Vicente de Carvalho Motta foi trabalhar em Minas Gerais, Josilia trocou a roça pela cidade e se estabeleceu em Jacobina com os filhos ainda pequenos.

A batedeira manual, herança da mãe de Elíbia: memórias na cozinha - Rafael Martins/ysoke - Rafael Martins/UOL Elíbia descobriu-se professora de gastronomia, com direito a livros, cursos e programa de TV - Rafael Martins/ysoke - Rafael Martins/UOL A cozinheira comemora 50 anos dedicados ao ensino de receitas - Rafael Martins/ysoke - Rafael Martins/UOL Dica para o toque final no bolo de macaxeira: polvilhar açúcar de confeiteiro - Rafael Martins/ysoke - Rafael Martins/UOL
nossa

Como fazer curau de milho cremoso: veja passo a passo da receita junina

O que você está lendo é [Bolo de macaxeira e especiarias é legado junino em família baiana; aprenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...