Comida democrática, tacos representam o México que o tex-mex não mostra
De Nossa
08/08/2023 04h00
Entre estes inegáveis destaques está o México. Mas a conversa sobre "alta cozinha" para por aqui — ou quase.
Há canal melhor para conhecer (e se apaixonar) pela cultura alimentar de um país que a comida de rua? Como os pastéis de feira de São Paulo ou pães de queijo de Minas, essa também é a magia dos tacos mexicanos: comidinha saborosa e variada para qualquer hora — e para todos os bolsos.
Pois essa é a ideia da taqueria Atzi, a filha mais nova de Eduardo Ortiz e Luana Sabino — ele mexicano, ela brasileira e ambos comandantes do jovem e premiado Metzi (São Paulo) — eleito o 27° melhor restaurante da América Latina em 2022.
A Cidade do México é aqui — mais especificamente numa pequena casa em plena Vila Madalena.
View this post on InstagramA post shared by LUANA SABINO (@luanavsabino)
💥️Tacos-raiz
Para entender a importância do taco para os mexicanos, no entanto, é preciso se despir de todos os estereótipos associados à cultura local: nada dramático como as novelas (desculpe, Thalía), nem gentrificado como a tequila — aliás, no Atzi, a menina dos olhos é mesmo a Michelada, drinque que mistura cerveja e pimenta.
Esqueça os sobreros e os mariachis dos tex-mex que já fazem sucesso nas capitais brasileiras: para o mexicano, a comida está no dia a dia e nas memórias, onde o clichê passa distante.
✅Os tacos me lembram, por exemplo, quando eu lembro quando meus pais me levavam para comer um taco al pastor. Ou quando eu tinha 8 anos, 10 anos, e meu pai pegava minha mão e me levava aos mercados", relembra Eduardo.
no programa "Vai Ter Churras", de 💥️Nossa), combina abacaxi e carne de porco assada, enquanto o de asada é recheado com carne bovina e guacamole.Em entrevista a 💥️Nossa, Eduardo conta que as variações regionais são as de todo país que divide uma receita típica e compara as variações às receitas de feijoada no Brasil: cada casa tem a sua.
"Você faz do seu jeito. Eu acho que nessa filosofia eu conseguiria falar que acontece também nos tacos".
E é com isso em mente que Eduardo e Luana se dividem entre Mezti e Atzi: se o primeiro apresenta preparos mexicanos com toques brasileiros, como o mole de castanhas brasileiras emulsionado com cachaça, em menu degustação que chega ao valor de R$ 365, o segundo propõe a democratização dos sabores do país, com tacos a R$ 18.
✅Como cozinheiro mexicano, tenho uma responsabilidade de mostrar o que realmente meu país é. Quando eu estou cozinhando, sempre procuro mostrar um pouquinho de história ou o porquê das coisas"
Com o domínio europeu, novos ingredientes para o recheio da base de milho foram acrescentados além dos peixes e aves já consumidos pelos povos indígenas: tomate, cebola, carne de porco e bovina.
✅Não é só sobre o produto, não é só sobre o prato, é você apresentar uma coisa muito maior".
💥️Não só taco,
mas muito taco
Quer outro clichê sobre o México? Que os tacos são a comida de rua por excelência. Ainda que seja o carro-chefe do Atzi, Ortiz elenca mais comidinhas populares no México, mas ainda desconhecidas do brasileiro (mesmo para os paladares mais cosmopolitas):
✅A gente tem tamales, que são esses com um tipo de pamonhas, as tostadas, as flautas, antojitos, quesadillas", enumera.
El Vilsito, taqueria na Cidade do México que funciona em uma oficina mecânica e vive lotada
E, segundo Eduardo, não há quem não se renda às delícias espalhadas pelas ruas.
✅Na primeira vez que eu fui para a Cidade do México, fiquei sem palavras. Pensava: 'Nossa, na hora do almoço, estão o pedreiro, o cara rico pra caramba, o amigo do taquero. Todo mundo comendo'", relembra.
"Você vê que, graças aos tacos, não há barreiras. A comida nos une e isso é super bacana", conclui.
O que você está lendo é [Comida democrática, tacos representam o México que o tex-mex não mostra].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments