Café canéfora supera preconceito e conquista fãs com mais amargor e cafeína

Café com grão canéfora já foi rejeitado e agora promete ser sensação entre os coffee geeks - John Schnobrich

O primeiro produtor a conquistar o selo, em 2023, foi a Fazenda Venturim, do Espírito Santo.

Grãos de canéfora da Fazenda Venturim, do Espírito Santo - Divulgação - Divulgação Lucas e Isaac Venturim da Fazenda Venturim, do Espírito Santo - Divulgação - Divulgação Fazenda Venturim, do Espírito Santo - Divulgação - Divulgação Colheita do café canéfora da Giori - Divulgação - Divulgação @catarina.coffeeandlove), em São Paulo, Henrique Ortiz costuma apresentar microlotes especiais todo fim de semana, mas sabe que parte do público vai torcer o nariz.

Clientes novos no universo do café, que não tiveram tempo de absorver o preconceito, provam e adoram. A maior dificuldade é com os baristas e as pessoas que já consomem cafés especiais há mais tempo. Alguns se recusam até a provar."

Canéfora ainda é rejeitado por muitos - Tyler Nix - Tyler Nix Canéfora é mais forte e amargo que os Arábica - Flemming Fuchs - Flemming Fuchs

Canéfora é mais forte e amargo que os Arábica

Um quarto produto, ainda mais intrigante, complementa um kit exclusivo do Catarina Coffee and Love: o Conilon Diamante fermentado em salmoura molhada por 11 dias. Isso mesmo, o café ficou de molho em solução salina.

"O sal seleciona microrganismos e impede a formação de várias leveduras. Já tinha feito a experiência com arábica e, ano passado, propus ao Lucas Venturim o teste com o conilon", conta Henrique, que arrematou todo o lote de 40 quilos. "Ficou com uma textura densa, muito encorpada, e notas de caramelo salgado, tipo toffee. Virou meu xodó."

O que você está lendo é [Café canéfora supera preconceito e conquista fãs com mais amargor e cafeína].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...