Foto de abelhas enfurecidas vence prêmio de fotógrafo de natureza

"O Grande Zumbido": a foto vencedora de Karine Aigner foi possível ao final de várias semanas de filmagem - Karine Aigner/WPY

Trata-se de uma imagem bastante técnica. Captá-la exigiu o uso de uma lente específica, capaz de chegar bem perto do centro da ação.

"Eu tive que passar um bom tempo de barriga para baixo na terra", relatou Aigner.

A americana é apenas a quinta mulher a ganhar o prêmio principal nos 58 anos em que ele é oferecido.

"[A foto] Não era algo que eu estava procurando. Eu trabalho em um rancho no sul do Texas, nos Estados Unidos, há anos, e acabei de encontrar este local. Ali, vi todos esses pequenos 'vulcões' no chão — as tocas individuais cavadas pelas fêmeas para fazer os ninhos", contou à BBC News.

Essas abelhas da espécie ✅Diadasia rinconis vivem em torno de cactos. As fêmeas coletam pólen, que moldam em pequenas bolas e armazenam em câmaras no solo. Esse material servirá de sustento às larvas até que elas possam emergir como adultas e continuar o ciclo reprodutivo.

"A foto é fabulosa e tem muita energia. É uma imagem de 'comportamento' adequada. É isso que você obtém de invertebrados e é por isso que eu os amo", avaliou Roz Kidman Cox, que preside os juízes do WPY, sigla da premiação.

'A Beleza das Barbatanas': Katanyou Wuttichaitanakorn saiu de barco de 20 a 30 vezes para tirar essa foto - Katanyou Wuttichaitanakorn/WPY - Katanyou Wuttichaitanakorn/WPY Perto do fim da vida, a gorila Ndakasi procura conforto no colo de seu cuidador - Brent Stirton/WPY - Brent Stirton/WPY Grupo de flamingos parece suspenso nas nuvens ao ser fotografado na superfície cristalina de um lago na Bolívia - Junji Takasago/WPY - Junji Takasago/WPY Algas dão o tom esverdeado às águas desse lago na Guatemala - Daniel Núñez/WPY - Daniel Núñez/WPY A liberação de óvulos e espermatozoides por uma estrela-do-mar produziu uma fotografia com tons siderais - Tony Wu/WPY - Tony Wu/WPY

💥️'A Arrebatadora de Morcegos', por Fernando Constantino Martínez Belmar (México)

A cena foi capturada no interior de uma caverna no México onde cobras caçam morcegos no cair da noite - Fernando Constantino Martínez Belmar/WPY - Fernando Constantino Martínez Belmar/WPY Ursos polares parecem habitar a casa em ruínas - Dmitry Kokh/WPY - Dmitry Kokh/WPY

Ursos polares parecem habitar a casa em ruínas

Dimitry Kokh tirou esta foto na Ilha Kolyuchin, que fica no Mar de Chukchi, próximo ao Ártico. Os ursos polares compõem uma cena assustadora na neblina que paira sobre os prédios abandonados. O iate de Kokh estava na ilha para se abrigar de uma tempestade. Ele usou um pequeno drone para se aproximar dos predadores. A imagem ganhou a categoria "Vida Selvagem Urbana".

A exposição anual dedicada à competição WPY será inaugurada no Museu de História Natural de Londres na sexta-feira (14/10).

Como nos anos anteriores, as fotografias também farão uma turnê pelo Reino Unido e por 10 países em todo o mundo.

As inscrições para a 59ª edição do prêmio serão aceitas a partir de segunda-feira (17/10).

- Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-63240843.

O que você está lendo é [Foto de abelhas enfurecidas vence prêmio de fotógrafo de natureza].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...