Pessoas acreditam que plantas falam: há algum fundamento na ideia?

Pesquisadores afirmam que a comunicação das plantas pode ser muito mais sofisticada do que pensamos - Getty Images

"Ainda não sei o que pensar sobre isso", afirma ela. Foi como se a planta quisesse uma audiência privada com Beloff — e estivesse falando com ela.

Entre idas e vindas, as tentativas de Beloff de detectar estalos gerados por plantas duraram ao todo mais de dois anos. Até hoje, ela não tem certeza do que estava acontecendo.

O seu equipamento era um microfone simples e barato que ela reconhece que poderia estar captando o ruído de micro-organismos do solo ou de outras fontes — não necessariamente da planta. E deduzir que a planta estava se comunicando, ou que ela reagiu às pessoas que entravam na sala, ainda é pura especulação.

Mas essa possibilidade, por menor que fosse, intrigou Beloff. "Isso realmente está acontecendo? Eis a questão", afirma ela.

Existem muitas coisas sobre as plantas e a vida delas que não conhecemos. Existe atualmente um debate entre as pessoas que estudam plantas sobre até que ponto flores e arbustos, ou outros organismos vivos, podem comunicar-se entre si. E, se puderem, será que isso os torna inteligentes?

Algumas plantas realmente parecem reagir a vibrações, sinais químicos e sons, mas a ideia de que elas podem 'comunicar-se' é controversa - Getty Images - Getty Images

Mas isso não impede algumas pessoas de tentar conversar com elas. São os "encantadores de plantas".

Beloff teve a ideia de ouvir as raízes de suas plantas depois de ler sobre os experimentos de Monica Gagliano e outros pesquisadores. Ao longo da última década, Gagliano, na Universidade do Oeste da Austrália, publicou uma série de estudos que indicam que as plantas têm capacidade de comunicação, aprendizado e memória.

Ela argumenta há muito tempo que os cientistas deveriam prestar mais atenção ao fato de que as plantas podem coletar e transmitir informações de forma acústica. Em um estudo de 2017, Gagliano e seus colegas demonstraram que as plantas parecem ser capazes de sentir o som da vibração da água por meio das suas raízes, o que pode ajudá-las a localizar água subterrânea.

Gagliano acredita que as plantas podem comunicar-se. Para ela, "as evidências são claras".

Em um estudo muito comentado publicado em 2012, ela e seus colegas relataram ter detectado ruídos de estalos vindo das raízes de plantas. Os pesquisadores usaram um sensor a laser para detectar esses sons na ponta das raízes. Gagliano afirma que o laser foi treinado nas raízes submersas na água em ambiente de laboratório, para ajudar a garantir que os sons detectados fossem realmente emitidos pelas próprias raízes.

Mas afirmar que esses estalos têm função comunicativa exige mais evidências. Gagliano afirma ter observado raízes de plantas reagindo a sons em frequências similares alterando sua direção de crescimento. Persistem incertezas sobre o que isso realmente significa.

Gagliano também surpreendeu ao afirmar que, em ambientes não experimentais, ela ouviu plantas falando com ela usando palavras. Ela afirma que essa experiência ocorreu "fora do campo estritamente científico" e que um terceiro observador não seria capaz de medir os sons que ela ouviu com instrumentos de laboratório. Mas ela está certa de que percebeu plantas falando com ela em diversas ocasiões.

"Estive em situações em que não apenas eu, mas várias outras pessoas no mesmo ambiente ouviram a mesma coisa", conta ela.

Independentemente da sua opinião sobre as afirmações de Gagliano, pesquisas recentes de diversas equipes científicas revelaram uma série de indicações fascinantes sobre as plantas e os sons. Uma delas é o estudo de um grupo de pesquisadores em Israel, que concluiu, em 2023, que as plantas aumentam a quantidade de açúcar no seu néctar quando expostas ao som de abelha zumbindo.

Esta pode ser uma forma de recompensar os insetos, como as abelhas, que polinizam as plantas quando retiram o néctar. Outros insetos apenas coletam o néctar sem retirar nem espalhar pólen, o que não beneficia a planta. Foi apenas quando os pesquisadores expuseram as plantas em estudo ao som das abelhas ou ruídos com a mesma frequência que o teor de açúcar aumentou.

Outros estudos sugerem toda uma série de formas em que o som poderá ser importante para as plantas. Plantas expostas ao som de mastigação de lagartas, por exemplo, aumentam a produção de substâncias que são usadas para impedir a alimentação dos insetos quando atacadas por lagartas reais e famintas.

Estudos como esse fizeram com que as pessoas imaginassem se poderiam influenciar as plantas usando sons específicos. Uma organização chinesa — o Centro de Pesquisas em Engenharia Agricultura Física de Qingdao — projetou um dispositivo especial para transmitir sons para as plantas. Seus criadores afirmam que ele aumenta a produção das plantas, reduzindo a necessidade de fertilizantes.

Demonstrou-se que as raízes das árvores e de outras plantas usam sinalização química para comunicar-se - Getty Images - Getty Images Algumas flores comprovadamente produzem açúcar no seu néctar em resposta ao som de polinizadores zumbindo - Getty Images - Getty Images

Algumas flores comprovadamente produzem açúcar no seu néctar em resposta ao som de polinizadores zumbindo

Embora as plantas possam claramente reagir a estímulos acústicos de certos tipos e comunicar-se pelo menos quimicamente com diversas formas de vida, muitos argumentam que não é o mesmo que conversar - e nem mesmo relembra as vocalizações sociais ocasionais que ocorrem em muitas espécies animais não humanas.

Laura Beloff afirma que, embora seja fascinada por essa possibilidade, permanece cética sobre a ideia de que as plantas podem falar. "É claro que existem pessoas que afirmam que conseguem comunicar-se com as plantas", afirma ela. "[Mas] vejo que, talvez do ponto de vista mais racional ou científico, isso é muito difícil."

E existe outra questão: o que diríamos, na verdade, se pudéssemos conversar com uma conífera, ou discutir com uma dália? "Talvez as plantas também queiram comunicar-se conosco", imagina Beloff. "Quem sabe?"

O que você está lendo é [Pessoas acreditam que plantas falam: há algum fundamento na ideia?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...