Com Bap, Flamengo já admite prolongar tempo para construir seu estádio

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, novo presidente do Flamengo

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, novo presidente do Flamengo Imagem: Luiza Sá/UOL

O projeto do estádio do Flamengo tem uma previsão de ser construído até 2029. Era a estimativa da atual diretoria de Rodolfo Landim e do compromisso feito com a prefeitura do Rio de Janeiro. Mas isso vai mudar com a nova gestão rubro-negra.

Empossado nesta terça-feira, o futuro presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, admite que pode prolongar esse período de construção e de inauguração para não comprometer as finanças do clube. O assunto já vinha sendo discutido durante a campanha dentro do grupo que vai compor a nova diretoria.

"Nós não vamos endividar o clube a pontos que em algum momento, ao longo dessa trajetória, a gente tem que virar SAF. Não vamos fazer isso. Então, vamos buscar o dinheiro dentro de casa, tem que aumentar o faturamento, aumentar a margem operacional e isso aí deve trazer um dinheiro adicional. É importante se isso acontecer em quatro anos. Se acontecer em cinco, vamos fazer em cinco. Se for em seis, nós vamos fazer em seis mas não vamos nem comprometer".

    Fim de ano vira uma xepa do feirão de Lira e Davi

    Josias de Souza

    Fim de ano vira uma xepa do feirão de Lira e Davi

  • Rodrigo Paiva será demitido na CBF

    Juca Kfouri

    Rodrigo Paiva será demitido na CBF

  • Estado deve educar policial contra 'tiro, porrada, bomba'

    Tales Faria

    Estado deve educar policial contra 'tiro, porrada, bomba'

  • Brasileiros apoiam responsabilizar plataformas

    Carlos Affonso

    Brasileiros apoiam responsabilizar plataformas

O dirigente ressaltou que não pretende nem aumentar o endividamento em níveis que não são saudáveis, nem comprometer o desempenho esportivo. Lembrou que o Flamengo tem que ter R$ 220 milhões de caixa todo ano para investimento no futebol para manter o desempenho esportivo. Não abrirá mão disso.

Dentro do novo Conselho do Flamengo há um consenso de que o plano do estádio terá de ser refeito - já há um orçamento feito pela gestão Landim. Na visão de membros da cúpula, não há um projeto real com viabilidade do estádio, e sim um debate influenciado pela eleição.

A ideia macro, já exposta durante a campanha, é gerar uma receita adicional no Flamengo para bancar o estádio, não usar as rendas futuras da arena. Já a administração de Landim justamente via como forma de financiamento a antecipação de receitas do estádio, como naming rights, para bancar a construção.

A questão agora é se é possível e quando o Flamengo vai aumentar sua receita a ponto de ter caixa adicional para o estádio. No plano inicial, o pico dos investimentos ocorreria nos anos de 2027 a 2029. Ali, haveria um gasto de R$ 1,5 bilhão no estádio.

Dentro do grupo de Bap, admite-se uma negociação com a prefeitura do Rio para esticar os prazos da conclusão do projeto, previsto para quatro e meio. Fala-se como um financiamento para a casa, que tem de atender a receita do dono.

"Então na sua pergunta, nós vamos construir estádio, sim, no ritmo em que geração de caixa e de resultados do Clube de Regatas do Flamengo não prejudiquem a performance esportiva do clube", concluiu Bap.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Com Bap, Flamengo já admite prolongar tempo para construir seu estádio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...