Irão rejeita acusações de Israel sobre envolvimento na sabotagem em França - Jogos O

As linhas do comboio de alta velocidade (TGV) em França foram hoje alvo de sabotagem, no dia da abertura os Jogos, afetando centenas de milhares de pessoas. Irão rejeita acusações de Israel sobre envolvimento na sabotagem em França AFP or licensors

O Irão rejeitou hoje acusações israelitas de envolvimento na sabotagem de linhas ferroviárias em França ou de que planeia atacar a delegação israelita nos Jogos Olímpicos de Paris, afirmando destinarem-se a desviar atenções do "genocídio" em Gaza.

“As acusações e ódio difundido pelo ministro do regime assassino de crianças de Israel contra a República Islâmica do Irão em relação com os Jogos Olímpicos de Paris são uma tentativa desesperada de desviar a opinião pública mundial do genocídio em Gaza”, indicou na rede social X Naser Kanani, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Kanani afirmou que as acusações do “regime” israelita são “mais ridículas que credíveis” e contradizem a Carta Olímpica baseada na paz e na amizade.

As linhas do comboio de alta velocidade (TGV) em França foram hoje alvo de sabotagem, no dia da abertura os Jogos, afetando centenas de milhares de pessoas.

Pouco após esta incidente, o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, afirmou no X que a ação contra a rede ferroviária francesa foi executada sob a influência do “Eixo do mal do Irão”, e acrescentou que Teerão planeia ataques contra os atletas israelitas e de outros países participantes nas Olimpíadas.

Katz fazia referência ao “eixo da resistência”, aliança informal anti-israelita liderada pelo Irão e formada pelo Hezbollah libanês, o Hamas palestiniano e os Huthis do Iémen, entre outras formações em particular no Iraque e Síria.

Kanani assegurou no entanto que o seu país participará com normalidade no evento desportivo.

“A delegação desportiva da República Islâmica do Irão participará nas Olimpíadas de Paris com dezenas de atletas e campeões nacionais”, disse Kanani, que desejou “êxito ao Governo francês” na organização do evento desportivo.

O Irão e Israel são inimigos acérrimos, referem-se a uma ameaça existencial mútua, competem pela hegemonia regional e mantêm uma guerra encoberta com ciberataques, assassinatos e sabotagens.

O que você está lendo é [Irão rejeita acusações de Israel sobre envolvimento na sabotagem em França - Jogos O].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...