Digital Blueprint vai dar visibilidade a projetos digitais na Administração Pública mas tamb&am
A Estratégia Digital Nacional, que foi apresentada e aprovada em Conselho de Ministros na semana passada, prevê 10 metas e 10 objetivos estratégicos, alinhados em quatro dimensões – Pessoas, Empresas, Estado e Infraestruturas, e um plano de ação a implementar em 2025 e 2026 com 49 medidas concretas. Em entrevista ao ysoke TEK, a ministra 💥️Margarida Balseiro Lopes, destacou a importância de uma visão integrada, mas detalhou também algumas das medidas específicas, como o Digital Blueprint, adiantando que esta é uma plataforma para visibilidade dos projetos, mas onde se reflete também a visão de transparência, com dados, indicadores e boas práticas.
💥️“Esta dimensão para mim é crítica e tem a ver com a transparência, a execução e monitorização da estratégia do plano de ação”, explicou em entrevista, adiantando que por isso mesmo começou a conferência de imprensa do Conselho de Ministros a dar conta do trabalho que foi feito na área do digital e modernização nos últimos meses.
“A cada 2 anos vamos apresentar planos de ação com o que vamos desenvolver para atingir as metas da Estratégia”
Ver artigoA plataforma Digital Blueprint “vai ser o acerto do que temos, do que fizemos e vamos fazer no digital”, justifica, agregando indicadores e divulgando projetos que estão em curso, na Administração Pública mas também nas empresas.
💥️Margarida Balseiro Lopes adianta ainda que “💥️atualmente temos mais de 300 projetos de inteligência artificial na administração pública.
“Temos de dar visibilidade aos projetos de excelência e que estão já a acelerar”, sublinha Margarida Balseiro Lopes, referindo que agora o objetivo é escalar estas iniciativas.
A ministra refere 💥️entre os projetos que têm sido destacados a nível internacional a carteira digital e a app do SNS 24. “Temos já voas práticas implementadas em que podemos assumir um papel de liderança e partilhar com outros países. O Digital Blueprint também tem essa vocação”.
💥️ Estratégia Digital Nacional: 49 ações em 16 iniciativas estratégicas para implementar até 2026
Ver artigo
Esta semana o Governo vai também apresentar a Bruxelas o roteiro nacional digital, com as empresas, que no final do primeiro trimestre de 2025 deverá resultar na apresentação da 💥️Agenda Nacional de Inteligência Artificial, que ainda está em desenvolvimento.
Questionada em relação à 💥️Agência Nacional para o Digital, e qual será o caminho escolhido pelo Governo para esta área, Margarida Balseiro Lopes explica que pode ser criada uma nova agência ou o Governo pode apostar num modelo de transformação de uma organização já existente, mas não quis adiantar mais pormenores.
💥️“Estamos no início do processo e fui muito clara a dizer que vamos estudar o modelo no próximo ano”, sublinha. “Precisamos de ter uma agência para o digital até 2030 e vamos em 2025 estudar o melhor modelo e depois em 2026 vamos dar o passo seguinte, ou seja, de preparar a criação dessa agência”.
Todas as medidas previstas no Plano de Ação Digital para 2025-2026
Ver artigoO 💥️Plano de Ação para 2025-26 tem previsto um investimento de mais de 350 milhões de euros para 49 ações distribuídas por 16 iniciativas, contando com financiamento do PRR, Connecting Europe e do Orçamento de Estado. Para os próximos planos de ação, até 2030, "temos de encontrar outras fontes de financiamento que temos de diversificar".
A ministra explica também que o objetivo é tentar rentabilizar outros investimentos que já foram feitos no digital, como acontece com o LLM AMÁLIA.
Veja aqui a lista das metas e iniciativas previstas na Estratégia e no Plano de Ação.
O que você está lendo é [Digital Blueprint vai dar visibilidade a projetos digitais na Administração Pública mas tamb&am].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments