Portugal quer garantir duas vagas olímpicas nas águas abertas nos Mundiais - Mais modalidades
O apuramento olímpico de pelo dois nadadores é o grande objetivo de Portugal nas competições de águas abertas dos Mundiais de desportos aquáticos, a disputar em Doha, nas quais contará com quatro representantes.
“Apurar pelo menos um atleta, com grandes perspetivas de apurar dois, é o nosso grande objetivo”, assume Daniel Viegas, diretor técnico da Federação Portuguesa de Natação (FPN) para as águas abertas, em declarações à agência Lusa.
O responsável admite que, se “tudo correr extraordinariamente bem, é possível chegar ao terceiro apuramento”, nas provas masculina e feminina de 10 quilómetros, as duas únicas que garantem o ‘passaporte’ para os Jogos Paris2024.
Portugal vai estar representado nas provas de águas abertas, a disputar entre sábado e 08 de fevereiro, por Angélica André e Tiago Campos, que marcaram presença nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, e ainda por Mafalda Rosa e Diogo Cardoso.
Daniel Viegas explica que as regras de qualificação olímpica mudaram, “tornando o apuramento mais difícil, com a quota a diminuir de 25 para 22 nadadores", o que significa que os atletas portugueses “terão de andar nos 17 primeiros para conseguirem uma vaga”.
Nos últimos Mundiais de natação, disputados em julho passado, no Japão, Angélica André e Mafalda Rosa foram 15.ª e 17.ª classificadas, respetivamente, na prova dos 10 quilómetros, enquanto Tiago Campos foi 20.º e Diogo Cardoso 23.º.
O responsável técnico considera que a água no Old Doha Port, onde decorrerão as provas “é mais para o fresquinho, nesta altura do ano, rondando os 19/20 graus”, e entende que as condições para competir “são regulares”, com “água salgada, mas parada, se não houver vento”.
Os Mundiais de desportos aquáticos, que juntam em Doha seis competições, são a derradeira oportunidade de apuramento para as provas olímpicas de águas abertas, para as quais só estão apurados os três primeiros classificados das provas masculina e feminina dos Mundiais Fukuoka2023.
Em Doha, Angélica André, Mafalda Rosa, Tiago Campos e Diogo Cardoso vão disputar as provas individuais de 10 e cinco quilómetros, e a estafeta mista de 4x1.500 metros.
Portugal vai estar representado por um total de 15 nadadores em três das seis competições dos Mundiais de desportos aquáticos: natação artística, natação pura e águas abertas.
O que você está lendo é [Portugal quer garantir duas vagas olímpicas nas águas abertas nos Mundiais - Mais modalidades].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments