Há quase seis décadas, São Bento conquistava sua única vitória contra o Rei do Futebol
O histórico não nega a ampla vantagem que o Santos leva sobre o São Bento no confronto direto entre as equipes. Afinal, em 61 jogos, são 31 vitórias do Peixe contra apenas oito do Azulão sorocabano além de um alto número de empates (22 no total).
Mas há na história um registro favorável ao Bentão do qual o clube muito se orgulha. E o qual completará 60 anos em 2023: uma vitória contra o Alvinegro praiano então comandado pelo Rei Pelé – que nos deixou nesta quinta-feira – no auge dos seus anos de glória.
💥️Veja também:
+ Outras notícias do São Bento
Pelé em Sorocaba para jogo contra o São Bento em 1963 — Foto: Divulgação/EC São Bento
A vitória por 3 a 2 aconteceu no dia 30 de outubro de 1963 no antigo estádio Carlos Joel Nelli – que poucos anos depois passaria a se chamar Humberto Reale. Atualmente, o local é usado pelo São Bento como Centro de Treinamento.
Os gols dos donos da casa foram marcados por Raimundinho, Bazaninho e Picolé, todos no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Peixe descontaria com ele, o Rei Pelé, e Toninho.
2 de 2 O Rei do Futebol sofreu sua única derrota para a equipe sorocabana no Paulistão de 1963 — Foto: Divulgação/EC São BentoO Rei do Futebol sofreu sua única derrota para a equipe sorocabana no Paulistão de 1963 — Foto: Divulgação/EC São Bento
Essa, aliás, foi a única derrota sofrida por Pelé para o São Bento. O eterno camisa 10 santista chegaria a perder um pênalti contra o Azulão em partida válida pelo Campeonato Paulista de 1971, mas a defesa do goleiro Lourenço não seria suficiente para evitar a derrota são-bentista por 1 a 0. Ao todo, marcou 11 gols contra o Bentão, em sua carreira.
Esta passagem de Pelé por Sorocaba foi relembrada, inclusive, pelo São Bento. Em seu perfil nas redes sociais, o clube homenageou o craque após sua morte.
A vitória são-bentista em 1963 ajudou a equipe a emplacar a melhor campanha de sua história no Campeonato Paulista. Na edição daquele ano do torneio, o Bentão – que estreava na elite estadual – terminaria na quarta colocação, atrás justamente do Peixe. O campeão foi o Palmeiras de Djalma Santos e Ademir da Guia.
Vinte dias depois desse confronto, o Santos se sagraria bicampeão mundial ao ganhar do Milan.
O que você está lendo é [Há quase seis décadas, São Bento conquistava sua única vitória contra o Rei do Futebol].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments