Gol mil de Pelé tem versão pernambucana, contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro

Na noite de 12 de novembro de 1969, a Ilha do Retiro estava superlotada por 34.123 torcedores. Nem tanto pela partida em si, válida pela primeira fase do Troféu Roberto Gomes Pedrosa. Mas porque Pelé estava a apenas um do seu milésimo gol.

E aos cinco minutos do segundo tempo, após lançamento de Edu, o maior camisa 10 de todos os tempos subia ainda mais alto no olimpo ao finalizar sem chances para o goleiro Aloísio Linhares. Para não deixar dúvidas, Pelé ainda faria o 1.001, fechando a goleada do Santos por 4 a 0.

O relato acima não é delírio ou fruto da imaginação. Ele foi noticiado por um dos maiores e mais respeitados jornais esportivos do Brasil entre a décadas de 1920 e 1980,

Uma semana antes da versão oficial do milésimo gol de Pelé, marcado de pênalti, no Maracanã, contra o Vasco do goleiro Andrada, o jornal paulista estampava na manchete do dia 13 de novembro de 1969: 💥️“Recife aplaudiu o 1.000º de Pelé”.

+ Santos, Vasco ou Corinthians: para qual time Pelé torcia?
+ Corinthians, a maior vítima: veja os clubes que mais sofreram gols de Pelé
+ Pelé fez antes: lembre 15 jogadas do Rei que foram repetidas anos depois

Manchete da Gazeta Esportiva do dia 13 de novembro de 1969 — Foto: Reprodução 1 de 3 Manchete da Gazeta Esportiva do dia 13 de novembro de 1969 — Foto: Reprodução

Manchete da Gazeta Esportiva do dia 13 de novembro de 1969 — Foto: Reprodução

O responsável pela versão pernambucana do milésimo gol do maior jogador da história, falecido na última quinta-feira, foi o jornalista Thomaz Mazzoni, então editor da Gazeta Esportiva e um dos mais conceituados profissionais da imprensa esportiva do País entre os anos de 1920 e 1960, fazendo parte inclusive da delegação brasileira nas Copas de 1938 e 1954.

Falecido em janeiro de 1970 após um infarto fulminante, Mazzoni também era famoso por se dedicar às estatísticas do futebol. Acompanhando a carreira de Pelé, desde os primeiros passos no Santos, foi ele que, no início de 1969, alertou para a proximidade do gol mil.

E após a partida contra o Santa Cruz, a Gazeta Esportiva escreveu.

- A verdade é que, até agora, o Santos não se mostrava interessado. Não havia o confronto dos números, nem a preocupação do comunicado. E Thomaz continuava somando números e alertando os leitores. No início desse ano foi o único que chamou atenção de Pelé chegar aos mil gols - continuou o texto.

+ Veja 15 jogadas geniais do Rei que foram repetidas em campo muitos anos depois

Em outro trecho, a Gazeta finaliza:

Contagem de gols de Pelé pela Gazeta Esportiva — Foto: Reprodução 2 de 3 Contagem de gols de Pelé pela Gazeta Esportiva — Foto: Reprodução

Contagem de gols de Pelé pela Gazeta Esportiva — Foto: Reprodução

A diferença da contagem de Thomaz Mazzoni para a oficial, adotada pelo Santos e pelo próprio Pelé, e que se baseia nos dados de outro jornalista: Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney, é de dois gols.

De Vaney, que faleceu em 1990 e trabalhou no jornal A Tribuna de Santos, também acompanhou os passos do Rei do Futebol desde a chegada na Vila Belmiro.

Pelé comemora mil gols contra o Vasco, no Maracanã — Foto: Reprodução / Twitter 3 de 3 Pelé comemora mil gols contra o Vasco, no Maracanã — Foto: Reprodução / Twitter

Pelé comemora mil gols contra o Vasco, no Maracanã — Foto: Reprodução / Twitter

O primeiro gol desconsiderado pela contagem oficial, mas que consta na lista da Gazeta Esportiva, foi marcado por Pelé em janeiro de 1966 em um jogo-treino contra a seleção da Costa do Marfim, assistido por 20 mil pessoas, no estádio Houphonet-Boigny, em Abdjan. Pelé atuou o primeiro tempo como goleiro do Santos e na segunda etapa balançou as redes com a camisa da seleção marfinense.

Outro gol ignorado foi marcado em um clássico contra o Corinthians, no Pacaembu, em 19 de outubro de 1969, interrompido no intervalo devido às fortes chuvas. Posteriormente o jogo foi anulado.

O centro de memória e estatísticas do Santos reconhece a existência desses dois gols. Mas não os consideram para a contagem oficial do Rei.

O que você está lendo é [Gol mil de Pelé tem versão pernambucana, contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...