Retrospectiva 2022: Flamengo se recupera durante a temporada e retoma a América

A temporada 2022 terminou com um saldo positivo para o Flamengo, que manteve a rotina de brigar pelos principais títulos e conquistou duas taças importantes: Libertadores e Copa do Brasil. Dentro de campo o time deu alegrias e, fora das quatro linhas, mostrou solidez para se manter entre os favoritos em todas as disputas.

+ Contratações do Flamengo para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Flamengo campeão da Libertadores — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez 1 de 10 Flamengo campeão da Libertadores — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez

Flamengo campeão da Libertadores — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez

A diretoria do Flamengo foi até a Europa procurar um substituto para Renato Gaúcho e optou por Paulo Sousa, técnico da Polônia. O trabalho do português não teve o efeito imaginado nem nos resultados nem na forma de o time jogar.

Paulo Sousa em Flamengo x Sporting Cristal — Foto: Foto: André Durão 2 de 10 Paulo Sousa em Flamengo x Sporting Cristal — Foto: Foto: André Durão

Paulo Sousa em Flamengo x Sporting Cristal — Foto: Foto: André Durão

Na Supercopa, o time perdeu nos pênaltis para o Atlético-MG e, no Carioca, foi superado na decisão pelo Fluminense. Sem boa sintonia com o elenco, o time não andou, e o início ruim no Brasileiro (14º lugar) fez a diretoria demitir Paulo Sousa. Ao todo, foram 32 partidas, com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas.

+ Bastidores: divergências em todos os setores do futebol explicam início de ano frustrante do Flamengo

Depois de um início de ano mais tímido no mercado por causa do risco de uma multa milionária em ação do Banco Central - que acabou com final positivo para o clube -, a diretoria investiu pesado para reforçar o elenco.

+ Flamengo faz acordo para encerrar disputa milionária com Bacen e retira penhora de apartamentos

Depois de Marinho e Fabrício Bruno no início da temporada, chegaram na janela do meio do ano nomes como 💥️Everton Cebolinha, Vidal, Santos, Pablo, Ayrton Lucas, Varela e Erick Pulgar.

Everton Cebolinha, Vidal e Dorival Junior, Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo 3 de 10 Everton Cebolinha, Vidal e Dorival Junior, Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Everton Cebolinha, Vidal e Dorival Junior, Flamengo — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

+ Em enquete, Santos é eleito com sobras a melhor contratação do Flamengo em 2022; confira top-3

Cebolinha foi a aquisição mais cara da temporada: 13,5 milhões de euros, mas o valor pode chegar a 16 milhões de euros com as variáveis. 💥️Em enquete do ge, Santos foi eleito a melhor contratação.

Santos será o camisa 1 do Flamengo em 2023 — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo 4 de 10 Santos será o camisa 1 do Flamengo em 2023 — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Santos será o camisa 1 do Flamengo em 2023 — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O escolhido para substituir Paulo Sousa foi Dorival Júnior, que estava no Ceará. O treinador aos poucos arrumou a casa, apostou na dupla de ataque Gabigol e Pedro e conquistou a confiança dos jogadores. Com o time longe do Palmeiras na disputa pelo título do Brasileiro, a estratégia foi usar a força máxima nas copas.

Dorival Júnior - Flamengo é campeão da Libertadores de 2022 — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez 5 de 10 Dorival Júnior - Flamengo é campeão da Libertadores de 2022 — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez

Dorival Júnior - Flamengo é campeão da Libertadores de 2022 — Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez

E assim Dorival levou o Flamengo a duas grandes conquistas, o tri da Libertadores, contra o Athletico-PR (com Gabigol novamente herói), e ao título da Copa do Brasil, contra o Corinthians, após disputa de pênaltis.

No Brasileiro, o time alternativo conseguiu bom aproveitamento, mas insuficiente para lutar pelo título. Após as conquistas das Copas, o rendimento caiu, e o Flamengo terminou a competição em quinto lugar.

Pedro e Gabigol, do Flamengo, na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians — Foto: André Durão/ge 6 de 10 Pedro e Gabigol, do Flamengo, na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians — Foto: André Durão/ge

Pedro e Gabigol, do Flamengo, na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians — Foto: André Durão/ge

Apesar das conquistas, Dorival Júnior e o Flamengo não chegaram a um acordo para a renovação para a temporada 2023.

O Flamengo teve uma receita recorde em 2022, de R$ 1,2 bilhão, favorecido pela premiação das conquistas da Libertadores e Copa do Brasil. O clube mostrou após mais uma temporada sua solidez financeira e diminuiu ainda mais sua dívida. A previsão para 2023 é de bater novamente a casa do bilhão.

+ Com R$ 1,2 bilhão de receita e marca de uma década sem atrasar salário, Flamengo tem prioridade em 2023

Flamengo campeão da Copa do Brasil — Foto: Andre Durão 7 de 10 Flamengo campeão da Copa do Brasil — Foto: Andre Durão

Flamengo campeão da Copa do Brasil — Foto: Andre Durão

O ano de 2022 marcou também a despedida de alguns jogadores vitoriosos e que estavam há bastante tempo no Flamengo. Arão e Vitinho se transferiram para fora do Brasil.

Diego Alves e Diego chegam ao fim do contrato neste 31 de dezembro e não renovaram. O camisa 10 anunciou sua aposentadoria.

Diego Alves é substituído em Flamengo x Avaí — Foto: João Gabriel Alves/AGIF 8 de 10 Diego Alves é substituído em Flamengo x Avaí — Foto: João Gabriel Alves/AGIF

Diego Alves é substituído em Flamengo x Avaí — Foto: João Gabriel Alves/AGIF

O bom desempenho no Flamengo rendeu a quatro jogadores a oportunidade de disputar a Copa do Mundo do Catar. Arrascaeta e Varela pela seleção do Uruguai, e Everton Ribeiro e Pedro pela seleção brasileira.

Os uruguaios ficaram na fase de grupos, e os brasileiros foram eliminados nas quartas de final.

Pedro, Everton Ribeiro, Bremer e Gabriel Martinelli ainda não estrearam na Copa — Foto: Lucas Figueiredo / CBF 9 de 10 Pedro, Everton Ribeiro, Bremer e Gabriel Martinelli ainda não estrearam na Copa — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Pedro, Everton Ribeiro, Bremer e Gabriel Martinelli ainda não estrearam na Copa — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Após a decisão de não renovar com Dorival Júnior, a diretoria do Flamengo aposta em outro português para 2023: Vitor Pereira, que em 2022 dirigiu o Corinthians e levou o time até a final da Copa do Brasil.

Flamengo anunciou a contratação de Vitor Pereira — Foto: Divulgação/Flamengo 10 de 10 Flamengo anunciou a contratação de Vitor Pereira — Foto: Divulgação/Flamengo

Flamengo anunciou a contratação de Vitor Pereira — Foto: Divulgação/Flamengo

+ Leia mais notícias do Flamengo

🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧

O que você está lendo é [Retrospectiva 2022: Flamengo se recupera durante a temporada e retoma a América].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...