Fábio Santos inicia último ano de carreira no Corinthians; veja outros que se aposentaram no Timão
Começou a última temporada da carreira do lateral-esquerdo Fábio Santos, que completará 38 anos em 16 de setembro – e em 31 de dezembro encerrará seu vínculo com o Corinthians.
Campeão da Libertadores e do Mundial em 2012, o lateral faz parte de uma galeria de ídolos da torcida e viveu em 2022 uma temporada de alto nível. Por conta disso, conseguiu mais um ano de contrato.
Em sua segunda passagem pelo clube, Fábio Santos iniciará a temporada a um passo do top-30 da história em número de jogos. Ele já entrou em campo 319 vezes com a camisa do Corinthians. Acima dele está o ex-goleiro Cabeção, o 30º com mais jogos, que atuou em 326 partidas.
💥️Mais notícias sobre o 💥️Corinthians💥️:
+ Veja o que esperar do Timão em 2023
+ Retrospectiva: ano teve vice doído e traição
Fábio Santos em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Com seis taças conquistadas pelo clube e 27 gols marcados, Fábio Santos será mais um caso de ídolo que se aposenta dentro do Timão. Formado no São Paulo, onde inclusive foi campeão da Libertadores em 2005, ele foi criando identificação com a Fiel a partir de 2011, quando substituiu Roberto Carlos.
Ao falar sobre o futuro, Fábio tem indicado que ainda não sabe que caminho tomar no pós-carreira.
O ex-zagueiro teve uma passagem tímida pelo Corinthiansi entre 2016 e 2018, mas construiu uma relação muito forte com jogadores do elenco (como o goleiro Cássio) e com a diretoria. Ao se aposentar aos 30 por conta de lesões, recebeu o convite para ser gerente de futebol da gestão Andrés Sanchez. Ocupou o cargo em 2023 e 2023, mas ficou à sombra do então diretor Dulio Monteiro Alves.
2 de 8 Vilson nos tempos de gerente de futebol do Corinthians — Foto: Daniel Augusto JrVilson nos tempos de gerente de futebol do Corinthians — Foto: Daniel Augusto Jr
Herói da Libertadores de 2012, voltou ao Corinthians em 2018 a convite de Andrés Sanchez para viver seus últimos seis meses de carreira. Com o título paulista, esticou o vínculo até o fim daquele ano. Aposentou-se aos 40 anos e, em 2023, virou coordenador de futebol. Durou 11 meses.
3 de 8 Emerson Sheik e Vilson em 2023 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.CorinthiansEmerson Sheik e Vilson em 2023 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians
Fez seu último ano de carreira em 2013 e, a partir de 2014, foi integrado na diretoria. Aos 34, ocupou o cargo de coordenador de futebol até a saída de Edu Gaspar para a seleção brasileira em 2016. Tornou-se gerente de futebol, foi campeão brasileiro em 2017 e deixou o cargo no fim da temporada 2018 por opção de Andrés Sanchez. Com Duilio, voltou em 2023 e segue à frente do departamento de futebol.
4 de 8 Alessandro na coletiva do Corinthians em que virou coordenador, em 2014 — Foto: Rodrigo FaberAlessandro na coletiva do Corinthians em que virou coordenador, em 2014 — Foto: Rodrigo Faber
Após brilhar na Europa, voltou ao Corinthians para a reta final da carreira em 2009, mas no início de 2011 anunciou sua aposentadoria. Assumiu o papel de gerente de futebol com a saída de William da função. Tornou-se um dos mais vitoriosos dirigentes da história do Corinthians.
5 de 8 Edu Gaspar como gerente de futebol do Corinthians — Foto: Ale Cabral/O Dia/Agência EstadoEdu Gaspar como gerente de futebol do Corinthians — Foto: Ale Cabral/O Dia/Agência Estado
Foi também no início de 2011 que parou de jogar futebol um dos maiores ídolos da história do futebol brasileiro. Depois de o Corinthians ser eliminado pelo Tolima, da Colômbia, na fase preliminar da Libertadores, Ronaldo anunciou sua aposentadoria aos 34 anos. Ele havia brilhado no Timão no ano de 2009 e marcou alguns gols também em 2010, ano de centenário do clube.
6 de 8 Camisa do Corinthians que Ronaldo ganhou no dia de sua aposentadoria — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansCamisa do Corinthians que Ronaldo ganhou no dia de sua aposentadoria — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
O título do Brasileirão de 2010 escapou nas últimas rodadas, e aquela reta final de temporada marcou a despedida do zagueiro William. O "Capita", como era chamado, parou de jogar aos 34 anos. Ele assumiria a função de gerente de futebol para 2011, mas em 2 de março já deixaria o cargo.
7 de 8 William defendeu o Corinthians entre 2008 e 2010 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.CorinthiansWilliam defendeu o Corinthians entre 2008 e 2010 — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians
+ Veja mais notícias do Corinthians
💥️A sua opinião é importante para o Timão! Clique aqui, baixe o app e responda à pesquisa do Fiel Torcedor.
8 de 8 — Foto: ge.globo— Foto: ge.globo
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge
O que você está lendo é [Fábio Santos inicia último ano de carreira no Corinthians; veja outros que se aposentaram no Timão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments