Carrasco do Santa, gol precoce no Sport, vitória histórica do Náutico... Os jogos de Pelé contra o trio

Ao longo da sua vitoriosa carreira, Pelé enfrentou o Trio de Ferro de Pernambuco 21 vezes entre 1957, quando o menino Édson Arantes do Nascimento ainda era desconhecido da maioria do País, até 1974, quando já era tricampeão do mundo com a seleção brasileira e chamado de Rei. Foram 13 gols ao todo, sendo o Santa Cruz a principal "vítima" do melhor jogador de todos os tempos.

+ Morre o Rei Pelé aos 82 anos

Mais da metade dos gols contra os principais times do estado foram marcados diante do Tricolor. Foram oito as vezes que um goleiro coral precisou apanhar no fundo das redes uma bola mandada por Pelé, em oito partidas disputadas. O Santa também é o clube que o Rei mais enfrentou.

Ramon, ex-atacante do Santa Cruz, em jogo contra Pelé — Foto: Arquivo pessoal 1 de 3 Ramon, ex-atacante do Santa Cruz, em jogo contra Pelé — Foto: Arquivo pessoal

Ramon, ex-atacante do Santa Cruz, em jogo contra Pelé — Foto: Arquivo pessoal

+ Pelé se ofereceu a parar aposentadoria para jogar quinta Copa pela Seleção, com 45 anos

Logo na primeira delas, em um amistoso realizado em maio de 1959, Pelé, ainda um garoto de 18 anos, mas já campeão do mundo com a seleção brasileira, marcou três vezes na goleada do Santos por 5 a 1.

Oito anos se passaram até um segundo encontro. E nova goleada santista, dessa vez por 5 a 0, também em jogo amistoso, com sua majestade marcando uma vez.

+ Gol mil de Pelé tem versão pernambucana, contra o Santa Cruz, na Ilha do Retiro

No retrospecto geral do Santos de Pelé contra o Santa Cruz foram cinco vitórias do Peixe, um empate e dois triunfos corais. 💥O Santa Cruz foi entre os três grandes também o time que mais venceu o Rei.

A primeira vez que o Náutico cruzou o caminho de Pelé, ele estava às vésperas de completar 17 anos, no dia 4 de outubro de 1957. Um amistoso terminado em 0 a 0.

Nove anos depois, o reencontro foi pela primeira partida da semifinal da Taça Brasil de 1966, com vitória do Santos por 2 a 0 e um gol do camisa dez.

Na sequência, com Pelé em campo, 💥️o Náutico conseguiu uma histórica vitória por 5 a 3 no Pacaembu, forçando uma quarta partida, em que o Santos voltaria a vencer, dessa vez por 4 a 1, mas sem gols do Rei.

+ O dia em que o Náutico de Bita superou o Santos de Pelé

Pelé, em detalhe na foto saltando para cabeceio, não conseguiu destaque no jogo — Foto: Reprodução/Jornal Estado de São Paulo 2 de 3 Pelé, em detalhe na foto saltando para cabeceio, não conseguiu destaque no jogo — Foto: Reprodução/Jornal Estado de São Paulo

Pelé, em detalhe na foto saltando para cabeceio, não conseguiu destaque no jogo — Foto: Reprodução/Jornal Estado de São Paulo

Pelé voltaria a balançar as redes alvirrubras outras duas vezes. Na vitória por 3 a 0 pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1968, e em 1974, seu último ano com a camisa do Santos, em um empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.

No retrospecto geral de Pelé contra o Náutico foram sete encontros, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota, com três gols anotados.

O Sport, por sua vez, foi o time do trio de ferro pernambucano que Pelé menos enfrentou. 💥️E também o único que nunca o venceu. Foram apenas seis jogos, com três vitórias do Santos e três empates.

Em compensação, o Leão foi também o time que menos sofreu com o Rei, 💥️que balançou as redes rubro-negras em apenas duas oportunidades. Curiosamente, na primeira e na última vez em que Pelé fez um gol contra um clube pernambucano.

+ O Rei no Leão? A história do dia em que o Sport negou Pelé

A primeira delas em um amistoso realizado no dia 8 de outubro de 1957, na vitória do Santos por 2 a 1 em partida amistosa. 💥️Pelé tinha apenas 16 anos.

Já o último só veio acontecer com Pelé aos 33 anos e já consagrado mundialmente. Foi no dia 6 de abril de 1974, no empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. O Rei iria se despedir do Santos seis meses depois, contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro.

Pelé na despedida pelo Santos, contra a Ponte Preta, em 1974 — Foto: GazetaPress 3 de 3 Pelé na despedida pelo Santos, contra a Ponte Preta, em 1974 — Foto: GazetaPress

Pelé na despedida pelo Santos, contra a Ponte Preta, em 1974 — Foto: GazetaPress

Vale ressaltar ainda que Pelé marcou ainda três gols contra a seleção de Pernambuco, sendo dois em 1960 defendendo a seleção paulista, e um com a seleção brasileira, em um amistoso na Ilha do Retiro, em junho de 1969.

💥️Retrospecto: 8 jogos - 8 gols marcados - 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas

💥️Retrospecto: 7 jogos - 3 gols marcados - 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota

💥️Retrospecto: 6 jogos - 2 gols - 3 vitórias e 3 empates

O que você está lendo é [Carrasco do Santa, gol precoce no Sport, vitória histórica do Náutico... Os jogos de Pelé contra o trio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...