Copinha: Grupo 12 tem AFE, Corinthians, estreante e time que quase ficou sem passagens
Pela 11ª vez consecutiva, a Ferroviária disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a principal competição de base do futebol brasileiro. Esta será a 7ª edição seguida que a Locomotiva jogará em casa, já que todas as partidas do grupo 12 acontecerão em Araraquara.
Sob o comando do técnico Leonardo Ducci, a AFE começa a trajetória dela na competição nesta terça-feira (3), contra o Fast-AM, às 19h30.
1 de 2 Goleiro Benassi já integrou o elenco profissional — Foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAGoleiro Benassi já integrou o elenco profissional — Foto: Tiago Pavini/Ferroviária SA
Aos 19 anos, o goleiro Benassi é o atleta com mais experiência no time profissional. O jovem arqueiro integrou nas últimas temporadas a equipe de cima, que disputou Campeonato Paulista e Série D do Campeonato Brasileiro, mas não chegou a entrar em campo. A presença dele na Copa SP deve ser fundamental para os companheiros de equipe, já que metade do elenco disputará pela primeira vez o torneio.
Em 2022, o time sub-20 da Ferroviária foi eliminado do Paulista nas quartas de final pelo Corinthians, maior vencedor da Copa SP e que também está no grupo 12. No Estadual foram 24 partidas disputadas, 13 vitórias, 8 empates e 3 derrotas.
A esperança de gols está no atacante Pedro Paulo, que também já esteve no profissional em raras oportunidades. No ano passado, ele marcou na 1ª fase da Copinha contra o Nova Iguaçu-RJ e no Paulista foi o artilheiro da equipe com 7 gols.
💥️Fast
O adversário da Ferrinha na estreia quase ficou de fora da competição. Isso porque houve uma indecisão do clube com instituições públicas do Amazonas sobre quem pagaria as passagens de avião até Araraquara. O problema foi resolvido na última sexta-feira (30), quando o Governo do Estado fez a compra dos tickets.
O time conquistou a vaga em razão do título Estadual na categoria sub-19, referente ao ano de 2023. A Federação local precisou escolher um clube para participar da Copa e, como a edição de 2022 ainda estava em andamento, ela optou pelo Fast.
Este será o 2º ano seguido que o time amazonense participa da competição. Na última edição, o “Rolo Compressor”, como é chamado, ficou na 3ª posição do grupo que tinha, Fluminense-RJ, Jacuipense-BA e Matonense-SP. A única vitória foi diante do time de Matão.
💥️Zumbi
De Alagoas, o Zumbi Esporte Clube faz sua primeira participação na Copa São Paulo. A classificação veio depois do time conquistar o 3º lugar no Campeonato Alagoano Sub-20.
A sede do clube fica em União dos Palmares, cidade onde foi criado o Quilombo dos Palmares, liderado pelo Zumbi, o principal líder quilombola da história do Brasil.
+ Leia as notícias de Ribeirão e região
+ Após vitória em amistoso contra sub-20, elenco recebe folga de ano novo
Corinthians
2 de 2 Guilherme Biro em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. CorinthiansGuilherme Biro em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Maior campeão da Copinha com 10 títulos, o Corinthians terá o comando do ex-jogador, Danilo ou “Zidanilo”, bicampeão brasileiro (2015 e 2017) e campeão do Mundo com o Timão (2012). O ídolo dos alvinegros assumiu o comando da base em 2022, foi vice-campeão do Paulista e do Brasileiro.
Recentemente, o sub-20 corintiano venceu o profissional do novo treinador, Fernando Lázaro, por 2 a 0, no CT Joaquim Grava. Além disso, no último teste antes da estreia desta terça, contra o Zumbi, o alvinegro atropelou o AD Guarulhos por 6 a 0.
O elenco conta com jovens promessas que atuaram no profissional no ano passado com Vítor Pereira, entre eles estão Riquelme, Matheus Araújo e Guilherme Biro. A torcida também está de olho no atacante Pedro, uma das principais joias do clube.
O que você está lendo é [Copinha: Grupo 12 tem AFE, Corinthians, estreante e time que quase ficou sem passagens].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments