Potencial para virar "Yurigol"

O Corinthians deve anunciar a qualquer momento o acerto definitivo para ter Yuri Alberto até, no mínimo, 2025. Quando essa possibilidade surgiu, a partir da chegada a São Paulo do representante do Zenit, Alexander Medvedev, li e ouvi alguns comentários questionando se valeria à pena abrir mão de Robert Renan e Du Queiroz em troca de Yuri. Com o devido respeito que todos os pontos de vista merecem, mas penso que não há o que contestar. Evidentemente que o mundo ideal seria o Timão ter recursos para bancar os 25 milhões de euros que, a princípio, os russos pediriam pelo atacante. Isso é uma coisa. Outra coisa é a realidade, o dito popular: vão-se os anéis, ficam dedos saudáveis e muito fortes. Yuri Alberto, na minha visão, tem potencial para virar um dos maiores ídolos da história do Corinthians, nos moldes do que se tornou Gabigol para o Flamengo. Quem sabe, um Yurigol.

Penso que a "troca" é favorável de longe ao Corinthians. Robert Renan é um zagueiro extremamente promissor, com passagens por seleções de base. Ok, mas ainda é uma promessa. Du Queiroz já é realidade. Transformou-se num baita meio-campo (definição bem mais ampla do que um simples volante) nas mãos de Vitor Pereira. Nessa negociação, não tenho dúvida de que Du é quem menos vantagem leva na negociação, porque corre o risco de sair do radar de uma seleção brasileira que, até aqui, era seu caminho natural. Só que esses dois jogadores são de reposição mais simples. Yuri Alberto é quase único.

Na zaga é fato que o Corinthians terá de ir ao mercado, até por questão de quantidade, para a eventualidade de precisar substituir Gil e Balbuena. No meio, Fausto Vera também tomou conta da posição e é capaz de jogar por ele e por Du Queiroz, e pelo menos com relação a um 11 titular, a permanência de Maycon acaba com qualquer problema. Aos que torceram o nariz para a negociação fica a pergunta: quem manteria o Timão no alto patamar em que está no lugar de Yuri?

Além da indiscutível questão técnica (o gol que fez no Flamengo no Maracanã, pelo Brasileiro, e a aula de finalização de que diante do Atlético-GO, em Itaquera, pela Copa do Brasil, são definitivos), o Corinthians joga sua auto-estima nas alturas ao se provar capaz de repatriar de vez um baita jogador de apenas 21 anos. O Brasil até pouco tempo só trazia do exterior craques em fim de carreira. Depois, passou a repatriar jogadores ainda em condições mas sem idade para continuar pensando em Europa. Agora, o Corinthians se junta ao Flamengo - que foi buscar jovens craques como Gabigol, Pedro e Gérson (este duas vezes) - entre os que têm punch financeiro para se reforçar nesse nível.

Claro que Gabigol, para chegar onde chegou, a ponto de superar alguns números específicos de Zico, teve a ajuda de grandes times do Flamengo desde 2023. Sem Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e o próprio Gérson, além de Jorge Jesus, Domenéc, Ceni e Dorival, dificilmente Gabriel Barbosa viraria Gabigol. Para chegar onde o Rubro-Negro carioca chegou, o Corinthians precisa dar passos ousados. Se conseguir, tem camisa e uma torcida ávida por ídolos que podem levar Yuri Alberto a outro patamar de carreira. Como ele, depois de um breve tempo de adaptação, e com apenas 11 gols, colocou o Corinthians a poucos degraus do topo.

O que você está lendo é [Potencial para virar "Yurigol"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...