Ex-companheiros de Roberto Dinamite no Vasco recordam amizade com a 'lenda' de São Januário que “balançava o Mar
Após o anúncio da morte de Roberto Dinamite, que faleceu na manhã deste domingo (8), no Rio de Janeiro, vários ex-companheiros de Vasco da Gama prestaram homenagem ao maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols.
1 de 3 Fernando Matos jogou junto com Roberto Dinamite no Vasco — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução TV TribunaFernando Matos jogou junto com Roberto Dinamite no Vasco — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução TV Tribuna
A Baixada Santista conta com dois ex-jogadores do cruzmaltino que jogaram, conquistaram títulos e viveram momentos marcantes com o maior goleador da história do clube, com a incrível marca de 708 gols.
Morador de Santos, o ex-zagueiro Fernando Matos, de 61 anos, comentou sobre o falecimento do amigo em entrevista para o Tribuna Esporte, da TV Tribuna – afiliada da TV Globo em Santos.
– Infelizmente perdemos um grande homem e atleta com quem tive a honra de jogar junto. Fomos campeões várias vezes. Minha maior história de títulos foi com o Vasco. Passei três anos e meio lá, onde levantamos duas Taças Guanabara, Taça Rio, bicampeonato Carioca, Ramón de Carranza, entre outros. Todos eles com a satisfação de ter esse cara [Dinamite] ao lado.
Dinamite faleceu aos 68 anos após travar uma luta contra um câncer no intestino. Para Fernando, ver o amigo sofrer mexeu demais com todos que amavam o maior artilheiro da história do Campeonato Carioca, com 279 gols.
– É duro falar isso, mas estou aliviado e é assim que vejo a vida. Nós vimos o que o Roberto vinha vivendo, foram tempos bem difíceis para ele. Um cara que era fisicamente perfeito sendo consumido por essa doença maldita. Roberto não era merecedor disso. Aliás, ninguém é. Todos nós partiremos um dia, sei que é triste ver um cara jovem de 68 anos partir. Mas fico aliviado porque sei que não está sofrendo mais.
Fernando fez questão de evidenciar a importância do maior ídolo da história do Vasco e contou para a reportagem a contribuição de Dinamite durante sua passagem pelo clube carioca.
– Fica para nós (ex-jogadores) e para todos apaixonados por futebol o espetáculo de atleta e o maravilhoso companheiro com que tive o prazer de jogar junto. Fui capitão da equipe durante sua ausência, me ensinou muito. Foi no início da minha carreira no qual tive a oportunidade de amadurecer e conquistar muitos títulos. Deixo a minha solidariedade para toda a família do Roberto e um forte abraço a toda Nação Vascaína. Nessa estamos sofrendo juntos.
2 de 3 Xaxá foi companheiro de ataque de Roberto Dinamite no Vasco — Foto: Reprodução/TV TribunaXaxá foi companheiro de ataque de Roberto Dinamite no Vasco — Foto: Reprodução/TV Tribuna
Morador de Guarujá, o ex-atacante Xaxá, de 71 anos, também lamentou a ‘passagem’ do amigo que, além de ser um fenômeno com a bola nos pés, considerava um verdadeiro anfitrião e acolhedor dos jogadores recém-contratados pelo cruzmaltino.
– Roberto era uma pessoa humilde e maravilhosa que conheci jogando no Vasco, onde fomos vice-campeões brasileiros em 1979. Um ídolo que sempre deu apoio aos que chegavam no clube. A torcida o adorava, era idolatrado por onde passava, uma ‘lenda de São Januário’.
Xaxá recorda as últimas conversas com Dinamite, que tinha o desejo de conhecer melhor algumas cidades da Baixada Santista.
– No ano passado, antes de acontecer tudo isso [agravamento da doença], Roberto conversou comigo dizendo que gostaria de conhecer Santos e Guarujá. Depois vi que ele mantinha contato telefônico também com outros ex-companheiros de clube. Parecia que estava prevendo algum problema, e conversar com os amigos era como uma terapia.
3 de 3 Xaxá recorda jogo em que Roberto Dinamite marcou dois na vitória do Vasco diante do Flamengo de Júnior — Foto: Montagem/SporTVXaxá recorda jogo em que Roberto Dinamite marcou dois na vitória do Vasco diante do Flamengo de Júnior — Foto: Montagem/SporTV
Com brilho nos olhos, o ex-atacante lembra um dos jogos que mais marcou sua passagem pelo time carioca. A partida foi contra o maior rival, o Flamengo. Segundo Xaxá, Dinamite tinha o poder de ‘balançar o Maracanã’.
– Chegamos a vencer o Flamengo com dois gols maravilhosos dele [Dinamite], com mais de 120 mil pessoas no campo. Era o Flamengo de Zico, Adílio, Júnior. Ah Roberto, que saudade. Fica com Deus, meu amigo. Valeu por tudo, descanse em paz!
Roberto Dinamite defendeu o Vasco por 12 anos, sendo nove deles de forma ininterrupta. Pelo cruzmaltino, o atacante marcou 708 gols - marca ainda não superada. Maior artilheiro da história do Brasileirão, com 190 gols, Dinamite detém o recorde de gols no Carioca (279) e de São Januário (184). O ex-jogador foi campeão brasileiro em 1974 e cinco vezes campeão carioca. Pela seleção brasileira, jogou as Copas de 1978 e 1982 e soma 26 gols.
O que você está lendo é [Ex-companheiros de Roberto Dinamite no Vasco recordam amizade com a 'lenda' de São Januário que “balançava o Mar].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments