Brasileirão perde para Argentino e tem 8º maior público do mundo

Torcida do Botafogo foi quem mais fez a festa nos estádios brasileiros ao longo de 2024

Torcida do Botafogo foi quem mais fez a festa nos estádios brasileiros ao longo de 2024 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Em 2024, o Campeonato Brasileiro não foi a liga nacional de fora da Europa que atrai mais torcedores para os seus estádios.

De acordo com levantamento feito pelo "Blog do Rafael Reis" a partir de informações compiladas pelo site "World Football", a primeira divisão do país pentacampeão mundial teve média de público inferior ao da elite da Argentina ao longo do ano que está para terminar.

A terra de Lionel Messi, Diego Maradona e Alfredo Di Stéfano registou 27.760 torcedores por partida, a sexta maior média do planeta nesta temporada (já encerrada aqui na América do Sul e ainda em andamento na Europa).

    Encontrei paz, amor e calor humano no Ibirapuera

    Casagrande

    Encontrei paz, amor e calor humano no Ibirapuera

  • Como Hollywood se articula para difamar mulheres

    Milly Lacombe

    Como Hollywood se articula para difamar mulheres

  • Trabalho de Abel é superior aos de Jesus e Artur Jorge

    PVC

    Trabalho de Abel é superior aos de Jesus e Artur Jorge

  • Record achou que bastava Rachel Sheherazade existir

    Chico Barney

    Record achou que bastava Rachel Sheherazade existir

Já o Brasileirão fechou o ano com 25.773 expectadores por jogo. Com isso, caiu uma posição na comparação com o levantamento anterior, realizado em novembro de 2023 -era sétimo e agora aparece em oitavo.

Classificação e jogos

  • Brasileirão

O sucesso argentino nas arquibancadas é fruto principalmente das torcidas dos dois maiores clubes do país.

Tanto River Plate quanto Boca Juniors ostentam médias de público como mandante superiores à do Flamengo, a número um do Brasil. Para ser mais preciso, não há no momento um time no planeta inteiro que atraia tantos torcedores quanto o River (83.820 por jogo, contra 54.337 do Rubro-negro do Rio).

Na atual temporada, a presença de expectadores nos jogos do Brasileirão registrou uma leve queda, na casa de 1,5%. A média que havia sido de 26.878 torcedores no ano passado caiu para 26.489.

A grande novidade do levantamento desta temporada é a mudança no posto de campeonato nacional de maior público do planeta.

Continua após a publicidade

Relacionadas

  • Fla tem média de público maior que Barça e City; River é o nº 1 do mundo
  • 7 presentes de Natal desejados por clubes brasileiros neste Mercado da Bola
  • Quem é o ex-Real dos Galácticos que quer treinar 'todo time' no Brasil?

A badalada Premier League inglesa, que aparecia atrás da Bundesliga alemã na pesquisa do ano passado, agora assumiu a primeira posição no ranking mundial.

O campeonato disputado por Liverpool, Arsenal, Manchester City, Manchester United e Chelsea é o único com média superior a 40 mil torcedores por partida (40.291). A Alemanha, que aparecia sozinha nesse grupo em 2023, agora parou em 38.707 pessoas.

Ingleses e alemães mandam tão bem nas bilheterias que até mesmo suas segundas divisões estão no top 10 das ligas de maior público da atualidade.

1 - Inglês: 40.291 torcedores
2 - Alemão: 38.707 torcedores
3 - Italiano: 30.766 torcedores
4 - Alemão (2ª divisão): 30.154 torcedores
5 - Espanhol: 30.044 torcedores
6 - Argentino: 27.760 torcedores
7 - Francês: 27.409 torcedores
8 - Brasileiro: 26.489 torcedores
9 - MLS: 23.346 torcedores
10 - Inglês (2ª divisão): 21.711 torcedores

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Brasileirão perde para Argentino e tem 8º maior público do mundo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...