Ponte tinha Luis Fabiano, Mineiro, Ronaldão e Fábio Luciano na última vez que jogou A2; relembre

Depois de 23 participações consecutivas na elite do Campeonato Paulista, a Ponte Preta começa neste sábado, contra o Velo Clube, a caminhada para tentar voltar à primeira divisão estadual.

Na última vez que disputou a Série A2 do Paulista, em 1999, a Macaca tinha nomes conhecidos no elenco, entre jogadores já consolidados e outros que ganharam projeção na sequência da carreira.

O tetracampeão Ronaldão, por exemplo, era o "medalhão" do grupo. À época com 34 anos, já tinha vivido o auge com as camisas do São Paulo e da Seleção.

Por outro lado, um ainda jovem Luis Fabiano (então chamado apenas de Fabiano) dava os primeiros passos entre os profissionais. Recém-promovido da base, aos 18 anos, já deixou uma ótima impressão ao ser o artilheiro da campanha do acesso, com 10 gols.

No jogo que garantiu a vaga à elite, (Luis) Fabiano fez dois gols, abrindo o caminho para a goleada por 5 a 0 sobre o Mirassol, em um Majestoso com quase 23 mil pessoas. 💥️Assista no vídeo abaixo:

Outros jogadores que depois viriam a brilhar também buscavam espaço no cenário nacional. Fábio Luciano e Mineiro, com 24 anos, ainda conviviam com a desconfiança da torcida alvinegra e começaram a se firmar a partir daquela campanha.

Os meias Piá (recém-contratado), Claudinho, Adrianinho, Vânder e Ranielli; o atacante Régis Pitbull; o lateral-direito Daniel; o lateral-esquerdo André Silva; os volantes Ezequiel, Ataliba, Roberto e Dionísio; e o goleiro Alexandre Fávaro eram outros destaques - a maioria com passagens por grandes clubes antes ou depois de defender a Macaca.

Luis Fabiano tinha apenas 18 anos na A2 de 99 pela Ponte — Foto: Reprodução EPTV 1 de 3 Luis Fabiano tinha apenas 18 anos na A2 de 99 pela Ponte — Foto: Reprodução EPTV

Luis Fabiano tinha apenas 18 anos na A2 de 99 pela Ponte — Foto: Reprodução EPTV

Todos eram comandados pelo técnico Marco Aurélio Moreira, volante histórico do clube, mas ainda começando na função - depois dirigiu Cruzeiro, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2000, e também Palmeiras, entre outros clubes.

O atual presidente Marco Antonio Eberlin também fez parte daquela campanha. Ele era o vice-presidente e o diretor de futebol da gestão de Sérgio Carnielli - hoje os dois são desafetos.

Era também um outro momento do clube fora de campo. Se hoje a Ponte atravessa uma grave crise financeira, com o estádio penhorado, aproximadamente R$ 250 milhões em dívidas e um estudo em andamento para pedir a recuperação judicial, em 1999 o cenário administrativo era mais favorável.

Fábio Luciano durante a disputa da Série A2 de 1999 pela Ponte — Foto: Reprodução EPTV 2 de 3 Fábio Luciano durante a disputa da Série A2 de 1999 pela Ponte — Foto: Reprodução EPTV

Fábio Luciano durante a disputa da Série A2 de 1999 pela Ponte — Foto: Reprodução EPTV

A Macaca também estava na elite nacional - subiu em 1997 e permaneceu em 1998. Já no futebol paulista, a Ponte tinha caído em 1995 e disputado a Série A2 em 96, 97 e 98 até conseguir a vaga para a primeira divisão em 99.

O time avançou como líder de grupo na primeira e também na segunda fases. Depois, no quadrangular ao lado de Francana, Mirassol e Etti Jundiaí, foi a campeã da chave para garantir o acesso.

Ainda disputou a final com o América-SP, mas ficou com o vice após dois empates (o América-SP tinha a vantagem por ter feito melhor campanha na soma das fases anteriores).

Ponte conquistou acesso em 99 com goleada sobre o Mirassol — Foto: Reprodução EPTV 3 de 3 Ponte conquistou acesso em 99 com goleada sobre o Mirassol — Foto: Reprodução EPTV

Ponte conquistou acesso em 99 com goleada sobre o Mirassol — Foto: Reprodução EPTV

💥️Veja abaixo os dados e todos os resultados da campanha:

💥️Ponte 5 x 0 Mirassol

💥️Data: 18/07/1999 (domingo à tarde)

💥️Público: 22.930 pagantes

💥️Gols: Luis Fabiano, aos 13 e aos 28 minutos do 1º tempo; Piá, aos 3, Claudinho, aos 14, e Mineiro, aos 33 minutos do 2º tempo

💥️Escalação da Ponte: Alexandre Fávaro (Adriano), Daniel, Fábio Luciano, Ronaldão e André Silva; Roberto, Mineiro, Dionísio e Piá; Claudinho (Ranielli) e Luis Fabiano (Vânder). Técnico: Marco Aurélio Moreira

O que você está lendo é [Ponte tinha Luis Fabiano, Mineiro, Ronaldão e Fábio Luciano na última vez que jogou A2; relembre].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...