Técnico Mazola Júnior projeta reencontro com o Ituano: "Espero ser bem recebido"
Seis meses depois, as histórias de Ituano e Mazola Júnior voltarão a se cruzar nesta quarta-feira, em Itu. Desta vez, em lados opostos, o técnico da Portuguesa enfrentará o ex-time pela segunda rodada do Paulistão.
1 de 4 Mazola Júnior e Carlos Pimentel — Foto: Júlio César Costa/Agência PaulistãoMazola Júnior e Carlos Pimentel — Foto: Júlio César Costa/Agência Paulistão
O confronto, marcado para às 20h30 no estádio Novelli Júnior, também colocará frente a frente mestre e aprendiz. Mazola e Carlos Pimentel trabalharam juntos no Galo de Itu em 2009, 2010, 2023 e 2022, como lembra o treinador da Lusa.
— Pimentel é um amigo meu, profissional do futebol. Um grande profissional, um cara que me ajudou muito, tanto na minha primeira passagem quando ele era preparador físico, que foi quando nós nos conhecemos. Fizemos um trabalho espetacular. Depois de dez anos voltamos a nos encontrar no Ituano e foi um trabalho sem contestação. Pimentel é um estudioso do futebol, é um grande treinador, tem um futuro enorme pela frente. Será uma satisfação muito grande enfrentá-lo pela primeira vez — afirmou Mazola Júnior.
2 de 4 Mazola Júnior e Carlos Pimentel em treino do Ituano — Foto: Flávio Torres/Ituano FCMazola Júnior e Carlos Pimentel em treino do Ituano — Foto: Flávio Torres/Ituano FC
A parceria da dupla chegou ao fim em julho de 2022, quando Mazola foi demitido do Ituano na reta final do primeiro turno da Série B. Pimentel era auxiliar técnico e, inclusive, substituiu o técnico principal em três ocasiões, em ausências por suspensão. Após a saída de Mazola, o auxiliar virou treinador interino e, 40 dias depois, foi efetivado no cargo.
— A gente trocou mensagem no final do ano e eu falei para ele (Pimentel): um grande ano para você, menos dia 18. Ele também falou: "vamos que vamos Maza, está tudo certo". Todo o meu respeito, toda a minha admiração. Me substituiu muito bem, à altura no ano passado no Ituano e agora vai caminhar com as próprias pernas. Tenho certeza que terá um futuro extraordinário pela frente — completou Mazola.
Em 13 meses na segunda passagem pelo Ituano, Mazola conquistou a Série C 2023 - e o acesso para a Série B - e o Troféu do Interior do Campeonato Paulista 2022, garantindo mais uma taça e a vaga na Copa do Brasil de 2023.
Na Série B do Brasileiro, entretanto, o trabalho do técnico foi interrompido. Pimentel comandou o Galo de Itu a partir da 18ª rodada do primeiro turno e levou o time ao título simbólico do segundo turno e quase ao acesso à elite nacional, que só não aconteceu pela derrota para o Vasco na última rodada da competição.
Sobre a recepção dos torcedores ituanos, Mazola acredita que será uma boa experiência. Além dele, Lucas Nathan e João Victor também reencontrarão o ex-clube.
— Espero ser bem recebido em Itu. Não há motivo para que seja diferente. A última relação minha com a torcida do Ituano foi no jogo seguinte à minha demissão (contra o Londrina), a torcida gritou meu nome. Foram duas passagens no clube muito boas, muito importantes. Momentos importantes para o clube e para minha a carreira. Eu só tenho a agradecer ao Ituano, à torcida do Ituano. Não vejo outro motivo para ser mal recebido em Itu — disse.
3 de 4 Mazola Júnior com a medalha de campeão brasileiro da Série C pelo Ituano — Foto: Fernando Roberto/Ituano FCMazola Júnior com a medalha de campeão brasileiro da Série C pelo Ituano — Foto: Fernando Roberto/Ituano FC
O treinador da Portuguesa também descreveu sua relação com o ex-time.
— O Ituano são dois marcos na minha carreira. Primeiro minha reentrada ao futebol brasileiro como treinador, que ninguém me conhecia e o Ituano me deu a oportunidade em 2009 de ser minha primeira equipe de futebol profissional aqui no Brasil. Eu não era conhecido como treinador aqui no Brasil e fiquei um ano à frente do Ituano, em 2009 e 2010. Fizemos aquele Campeonato Paulista dramático, em uma situação muito complicada logo no primeiro ano da administração do Juninho Paulista. O Ituano foi muito importante para mim, que me abriu as portas no futebol brasileiro.
+ Veja tabela e classificação do Paulistão
— Depois de 10 anos nos reencontramos em um momento difícil da minha carreira e o Ituano em um momento difícil como clube, como instituição, na Série C, e nós acabamos juntos fazendo um grande trabalho, com uma outra administração, com Paulo Silvestri. Passei 13 meses no Ituano com dois títulos (Série C e Interior). Foram 13 meses sensacionais. É um clube que, com certeza, ficou marcado na minha vida e, com certeza, fiquei marcado na história do Ituano. Tenho grandes amigos em Itu e é um clube que está no meu coração, sem dúvida nenhuma. Mas na quarta-feira não. Na quarta-feira vou defender a Portuguesa, tenho uma missão muito dura aqui. As coisas não começaram bem no Paulista para nós e vamos ter que reverter essa situação já em Itu. Quarta-feira eu sou Portuguesa, sou Lusa e vamos fazer de tudo para vencer a grande equipe do Ituano, principalmente quando joga no Novelli. Será um jogo, com certeza, muito difícil — finalizou.
4 de 4 O técnico Mazola Júnior conversa com jogadores da Portuguesa em treino — Foto: PortuguesaO técnico Mazola Júnior conversa com jogadores da Portuguesa em treino — Foto: Portuguesa
Ituano e Portuguesa buscarão vencer pela primeira vez no Paulistão deste ano. Enquanto o Galo de Itu empatou sem gols contra o São Paulo, no Morumbi, a Lusa perdeu para o Botafogo-SP, no Canindé, em sua volta à Série A1 após oito anos.
O que você está lendo é [Técnico Mazola Júnior projeta reencontro com o Ituano: "Espero ser bem recebido"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments