Campeonato Capixaba 2023: Veja os candidatos a revelação do Estadual

O Campeonato Capixaba 2023 começa nesta quinta-feira. A formação dos elencos das dez equipes participantes mescla com potenciais individuais que estreiam na competição. O pontapé inicial carrega a tradicional esperança de uma nova promessa despontar no Espírito Santo.

A 107ª edição da Série A do Estadual conta com 67 candidatos e revelação do torneio. A premiação individual engloba atletas com até 23 anos e que disputam o Campeonato Capixaba pela primeira vez.

Exemplos de carreira bem sucedida no futebol capixaba não faltam. A última revelação da elite estadual foi o lateral-direito Gabriel Santos, campeão pelo Real Noroeste. Marinho, Ítalo Barcelos, Willyan Rocha, Luã Lúcio e Nilo são outros exemplos que se destacaram na Série A do Estadual.

Para a atual temporada, com 14 nomes, o Atlético Itapemirim é o clube que guarda o maior número de candidatos, seguido por Vilavelhense (11) e o atual vice-campeão Vitória-ES (9). Desportiva Ferroviária e Porto Vitória aparecem com apenas um concorrente cada.

Veja abaixo a lista das promessas dos dez clubes feita pelo 💥️ge Espírito Santo:

Aos 22 anos, o meia-esquerda Caio Martins segue como um nome promissor do Rio Branco-ES. Vice-campeão da Copa Espírito Santo 2022, o bom desempenho o levou a permanecer para a temporada 2023. O jogador tem passagens por Cabofriense-RJ e Sampaio Correa-RJ, e fez cinco jogos pelo Brancão na Copinha.

Além de Caio Martins, o goleiro Peterson e o atacante Heytor subiram para o profissional e estão entre os representantes do Capa-Preta.

Caio Martins, do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla/RBAC 2 de 14 Caio Martins, do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla/RBAC

Caio Martins, do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla/RBAC

O Nova Venécia teve recentemente uma estrela formada nas categorias de base do Vitória. Assim como Gabriel Beck, o maior artilheiro da história do clube, Dudu Barreto é cria do Leão da Barra - e foi campeão da Copa do Nordeste Sub-20 2023. Nos profissionais, o meia de 23 anos passou por Unirb, Agrimaq Pilarense-AL, Fluminense de Feira e ganhou espaço no Icasa-CE.

- É uma honra pra mim estar entre os cotados a revelação do campeonato. Agora é provar, né? Provar meu valor e o porquê de estar nessa lista. Estar brigando entre os melhores do campeonato é minha equipe estar fazendo um bom trabalho. - declarou ao 💥️ge.

Dudu Barreto do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes 3 de 14 Dudu Barreto do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

Dudu Barreto do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

Em ano de estreia na elite capixaba, a fábrica de craques do Porto Vitória é representada pelo atacante Guilherme Junior. Aos 22 anos, o jogador de 1,83m gera expectativa pela carreira construída no futebol mineiro. Guilherme atuou por Ipatinga, Itabirito, América de Teófilo Otoni, Santarritense a Rondoniense.

- Cheguei aqui, encontrei um elenco bom, fechado, que te acolhe bem e te deixa o mais tranquilo possível para fazer o seu trabalho. Isso é um grande passo para uma boa campanha - declarou ao 💥️ge.

Guilherme Júnior (atacante do Porto Vitória) — Foto: Adriano Barbosa/Porto Vitória EC 4 de 14 Guilherme Júnior (atacante do Porto Vitória) — Foto: Adriano Barbosa/Porto Vitória EC

Guilherme Júnior (atacante do Porto Vitória) — Foto: Adriano Barbosa/Porto Vitória EC

Iure Santana, mesmo com apenas 23 anos, acumula finais em sua carreira profissional. O jogador concretizou sua ida ao Vitória-ES em 2022, depois de ficar conhecido no estado pelo vice-campeonato da Copa Espírito Santo 2023 pelo Aster. No ano passado, ele foi nome de destaque na conquista da Copinha.

- Venho me preparando muito forte para poder chegar bem no campeonato estadual e ajudar minha equipe. Quero chegar a mais uma final no estado, e poder ser campeão mais uma vez pelo Vitória - declarou ao 💥️ge.

Embora não tenha sido revelado pelo Vitória, Iure Santana serve de exemplo para nomes promovidos em 2023. São eles: o goleiro Bartô, o zagueiro Yuri Malvino, o lateral Gabriel Tavares, o volante Jhone e o meia Enzo.

Iure Santana vai estrear no Campeonato Capixaba em 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge 5 de 14 Iure Santana vai estrear no Campeonato Capixaba em 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge

Iure Santana vai estrear no Campeonato Capixaba em 2023 — Foto: Vitor Nicchio/ge

O atacante (23 anos) vai ter experiência no primeiro nível estadual pela primeira vez na carreira. Leandrinho, porém, jogou competição nacional. Em 2022, ele fez dez partidas pelo Pérolas Negras-RJ, sendo três pelo Campeonato Brasileiro Série D 2022.

- Espero surpreender no campeonato, fazer bons jogos, e poder ajudar minha equipe da melhor maneira possível junto com os meus companheiros. Que seja um ano vitorioso, que o Serra consiga o principal objetivo com o título de campeão para conseguir maiores desafios no ano que vem - declarou ao 💥️ge.

Leandrinho já jogou Série D do Brasileirão — Foto: Adriano Barbosa 6 de 14 Leandrinho já jogou Série D do Brasileirão — Foto: Adriano Barbosa

Leandrinho já jogou Série D do Brasileirão — Foto: Adriano Barbosa

Não é exagero afirmar que Linnick sabe o que é um time vencedor. O meia de 23 anos fez parte do Ferroviário-CE campeão da Taça Fares Lopes 2023 e do Altos campeão do Campeonato Piauiense 2023. Atualmente com 23 anos, o jogador foi formado na base do Vasco da Gama, onde ficou de 2011 até atingir a categoria sub-20 em 2023.

- Vejo que gera uma expectativa muito grande na torcida e no clube. Espero corresponder as expectativas, não só deles, mas minhas também. Isso é fruto de muito trabalho por ter chamado atenção antes mesmo do campeonato começar, aqui na pré-temporada no Estrela. Primeiramente, que a gente possa conquistar nossos objetivos coletivos e, assim, depois, premiar cada um dos nossos jogadores individualmente. - declarou ao 💥️ge.

Linnick nunca jogou no Espírito Santo — Foto: Avision Comunicação 7 de 14 Linnick nunca jogou no Espírito Santo — Foto: Avision Comunicação

Linnick nunca jogou no Espírito Santo — Foto: Avision Comunicação

Depois de Iure Santana, Matheus Costa é o nome da vez dos jovens do Vitória-ES. Ex-Pinheiros, o atacante de 23 anos chegou ao Alvianil na última temporada após se destacar em confronto contra o atual clube. Com quatro gols em 10 jogos, o jogador tem o título da Copa Espírito Santo 2022 no currículo, tendo marcado o único gol do Vitória na final. Recentemente, Matheus Costa retornou a cidade de Teofilo Otoni, onde atuou pelo América e ficou próximo da família.

- Eu estive acompanhando o último Capixabão. Foi uma competição muito disputada, mas ao meu ver este ano vai ser um dos mais disputados. Isso porque tem grandes equipes retornando a elite do futebol. Acredito que estou bem preparado e vai ser uma experiência muito boa para a minha carreira - declarou ao 💥️ge.

Matheus Costa tem tres clubes no currículo — Foto: Vitor Nicchio/ge 8 de 14 Matheus Costa tem tres clubes no currículo — Foto: Vitor Nicchio/ge

Matheus Costa tem tres clubes no currículo — Foto: Vitor Nicchio/ge

Vice-campeão da Copa Espírito Santo 2022, Patrick Dantas é lateral-direito como o último jogador eleito revelação da Série A do Estadual. O jogador soma oito partidas pelo Rio Branco, sendo todos entrando no decorrer do jogo. Patrick nunca perdeu um jogo com a camisa do Alvinegro.

Patrick Dantas, do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla/RBAC 9 de 14 Patrick Dantas, do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla/RBAC

Patrick Dantas, do Rio Branco-ES — Foto: Vitor Recla/RBAC

O volante de 23 anos e 1,85m vai para o seu primeiro Campeonato Capixaba. Pedro Emanuel é amigo de longa data de Richarlison. Na última temporada, o jogador apareceu como opção para o plantel do técnico Cássio Barros. Foram sete jogos contando Campeonato Brasileiro Série D e Copa Espírito Santo.

Pedro Emanuel é amigo de Richarlison, embaixador do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes 10 de 14 Pedro Emanuel é amigo de Richarlison, embaixador do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

Pedro Emanuel é amigo de Richarlison, embaixador do Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

O atacante Robert Chaves (21 anos) vai ser a jóia do atual bicampeão Real Noroeste. A formação do atleta foi feita no Vasco da Gama e no Bangu. Recentemente, o Roberto atuou profissionalmente pelo Alvirrubro. O jovem tem no currículo o título do Campeonato Carioca Sub-20 2023 pelo Vasco.

- Eu chego para agregar a equipe de todas as formas que forem exigidas, para conseguirmos o tricampeonato. Então, não só eu agrego a equipe mais o grupo todo que foi contratado e confiado a este grande objetivo. - declarou ao 💥️ge.

Robert Chaves estava no Bangu — Foto: Marcelo Souza 11 de 14 Robert Chaves estava no Bangu — Foto: Marcelo Souza

Robert Chaves estava no Bangu — Foto: Marcelo Souza

Vem do Rio de Janeiro o único zagueiro da lista. Matheus Luis, conhecido como Teteu, é novidade no Espírito Santo, mas velho conhecido do técnico Ney Barreto. Aos 23 anos, o defensor passou pela base do Vasco e do América-RJ e já trabalhou com o técnico do Serra em três oportunidades. Seu último clube foi o Nova Cidade-RJ.

- Fico feliz de estar entre os candidatos, mas o importante pra mim é fazer um bom campeonato e ajudar meus companheiros a buscar o título com o Serra. Normalmente é sempre um atacante ou um meia que sai na frente, mas tudo é possível! Fazendo bons jogos e se destacando, pode ser que mude esse ano. - declarou ao 💥️ge.

Teteu aparece entre os zagueiros do Serra para o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Adriano Barbosa 12 de 14 Teteu aparece entre os zagueiros do Serra para o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Adriano Barbosa

Teteu aparece entre os zagueiros do Serra para o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Adriano Barbosa

Thiago Santos é dado como a principal promessa do Vilavelhense. Ele é forte candidato a ganhar minutos. O meia de 20 anos tem um jogo de Copa Espírito Santo pelo time da cidade onde nasceu. Adaptado ao elenco, Thiago deve ganhar mais oportunidades na temporada atual.

O Vilavelhense promoveu das categorias de base ainda os goleiros João Victor Alves e Luan Cruz, o zagueiro Josival e os atacantes PH Azeredo e Kayky Lima.

Thiago Santos, do Vilavelhense — Foto: Vilavelhense 13 de 14 Thiago Santos, do Vilavelhense — Foto: Vilavelhense

Thiago Santos, do Vilavelhense — Foto: Vilavelhense

O grande nome que surge como novidade no Atlético Itapemirim vem de longe. Natural de Cruzeiro do Sul, no Acre, Tiago Teles pode ser uma solução para o Galo da Vila no meio-campo. Aos 22 anos, o volante chega a equipe após passagem pelo recém-fundado Paracatu-MG. No Acre, ele passou por Galvez e Vasco.

Tocantins é o único concorrente ao prêmio na Desportiva Ferroviária. O gol. Aos 21 anos, o jogador aparece como um dos quatro atacantes de ofício da Locomotiva Grená. Luiz Fernando foi profissionalizado pelo Palmas, que defendeu em competições como o Campeonato Tocantinense, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Brasileiro Série D. Ele estava no Gavião Kyikatejê.

Tocantins é o único candidato a revelação da Desportiva — Foto: Tiago Taam 14 de 14 Tocantins é o único candidato a revelação da Desportiva — Foto: Tiago Taam

Tocantins é o único candidato a revelação da Desportiva — Foto: Tiago Taam

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Campeonato Capixaba 2023: Veja os candidatos a revelação do Estadual].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...