Bortoleto vai de 9º a segundo e amplia vantagem antes da decisão da F2

O líder da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, em Abu Dhabi

O líder da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, em Abu Dhabi Imagem: Reprodução/X

Gabriel Bortoleto fez uma apresentação madura na corrida sprint da Fórmula 2 e irá para a decisão do campeonato mais disputado de todos os tempos da categoria com 5.5 pontos de vantagem para o rival Isack Hadjar, que não conseguiu aproveitar o fato de largar à frente do brasileiro na corrida curta deste sábado.

Com as 10 primeiras posições do grid invertidas em relação ao resultado da classificação, Bortoleto largou em nono e Hadjar, em sétimo. Mas o francês se envolveu em um toque na primeira curva e perdeu posições, enquanto o brasileiro aproveitou para fazer ultrapassagens e subir para quinto lugar.

"Eu só estava tentando evitar acidentes. Na primeira curva eu vi muita fumaça saindo bem na minha frente, tentei evitar e ultrapassar os caras quando pude. Tudo funcionou perfeitamente", disse ele.

    Lula vislumbra Fernando Haddad como vice em 2026

    Raquel Landim

    Lula vislumbra Fernando Haddad como vice em 2026

  • PRFs da 'câmara de gás' sentiam-se deuses

    Sakamoto

    PRFs da 'câmara de gás' sentiam-se deuses

  • O que a história da criança no avião fala sobre nós

    Luciana Bugni

    O que a história da criança no avião fala sobre nós

  • Acordo Mercosul-UE está muito longe de 'final feliz'

    Fernanda Magnotta

    Acordo Mercosul-UE está muito longe de 'final feliz'

Mas o piloto da Invicta seguiu progredindo e passou Durksen na terceira volta, Cordeel na quarta e o companheiro Kush Maini (desta vez, com menos dificuldades do que na etapa do Qatar) no sexto giro. Depois, foi à caça do líder Pepe Marti, mas acabou chegando a dois segundos do espanhol, que se tornou o 18º piloto diferente a vencer nesta temporada da Fórmula 2.

Assista às transmissões da Fórmula 1 ao vivo no Play e não perca nenhum GP da temporada. A partir de R$ 19,90/mês, você tem acesso aos canais Band, BandSports, e muito mais

Enquanto isso, Hadjar, que caiu para 11º após a primeira volta, foi apenas o sexto. Esse foi o melhor dos mundos para Bortoleto, que já tinha imaginado que poderia perder a liderança do campeonato neste sábado, por estar largando atrás do rival.

"Ele largou na minha frente, então normalmente você espera que, se tivéssemos um ritmo normal e semelhante, estaríamos mais ou menos na mesma posição, mas ele ainda estaria à frente se eu não fizesse algo extra. Estou muito feliz com isso e sim, é bom estar liderando o campeonato na última corrida do ano, largando na frente, então isso é muito positivo."

O brasileiro destacou também o ritmo forte que teve durante a corrida, o que lhe dá confiança para a corrida longa, na qual larga em segundo, duas posições à frente daquele que agora é o único rival na disputa pelo campeonato, pois Paul Aron, que foi terceiro, não tem mais chances matemáticas.

Mesmo com a diferença pequena de pontos entre Bortoleto e Hadjar, o brasileiro é considerado favorito por atravessar um momento melhor do que o francês, que aparenta estar sentindo mais a pressão do título. Mesmo nas entrevistas após a sprint, os rivais falavam sobre o brasileiro estar "voando". Por outro lado, o próprio Gabriel sabe que tem de cuidar de todos os detalhes, principalmente depois da experiência do Qatar, quando liderava a corrida e acabou tendo azar com um período de Safety Car Virtual que surgiu na hora errada para ele.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que você está lendo é [Bortoleto vai de 9º a segundo e amplia vantagem antes da decisão da F2].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...