Favoritismos do Paulistão #3: veja chances de vitória na rodada

O Espião Estatístico acompanhará os jogos do Paulistão trazendo as probabilidades de cada resultado dos 120 jogos da fase de grupos, usando a mesma metodologia utilizada para prever os resultados de outros campeonatos (apresentamos no final do texto). Como parâmetros, foram utilizados os rankings da CBF, dados de ataque e defesa dos clubes participantes no último ano, e 💥️essas medidas estão sendo atualizadas após cada rodada com dados posicionais das equipes ao longo da competição. Ou seja, o modelo vai calibrando seus parâmetros de acordo com o que as equipes produzem nos jogos disputados.

1 de 8

Dois times com resultados parecidos no campeonato, mas enfrentando adversários com qualidades diferentes: perderam na primeira rodada e venceram na segunda. A Inter de Limeira é a segunda equipe que mais sofreu finalizações até aqui (36 e tomou três gols) e o Corinthians é a terceira (33 e tomou apenas um gol contra o Bragantino). No ataque, a Inter finalizou 29 vezes (e marcou um gol) e o Corinthians 22 (marcando três gols contra o Água Santa).

2 de 8

O Guarani tem leve favoritismo após vencer o Santos em casa e o Ituano perdeu grandes chances de vencer a Portuguesa na última rodada. O Ituano é a segunda equipe que menos finalizou no campeonato (17 e um gol marcado) e o Guarani é a quarta (22 e dois gols marcados).

3 de 8

As qualidades dos elencos são bastante distintas, e o Bragantino é considerado favorito mesmo jogando fora de casa. A Portuguesa é a equipe que menos finalizou nas duas primeiras rodadas até aqui, mas conseguiu mostrar certo poder de reação contra o Ituano empatando com gol de pênalti no final da partida. O Massa Bruta já enfrentou duas equipes com mais qualidade e saiu com bons resultados pelos desafios que precisou superar (empatou com o time encaixado do São Bernardo fora de casa jogando com um a menos).

4 de 8

O São Bento é favorito mesmo jogando fora de casa: segurou o Palmeiras e venceu o Santo André. O Água Santa perdeu as duas e tem um padrão: finaliza muito e de lugares que geram pouco perigo ao adversário. É a segunda equipe que mais finalizou na competição até aqui (41) e só marcou um gol.

5 de 8

A Ferroviária perdeu de virada para o São Paulo dentro de casa e terá mais uma chance de conquistar três pontos contra o Santo André, o terceiro time que menos finalizou aqui e o que tem o pior índice de finalizações certas na competição (25%). A Ferroviária é a equipe que mais sofreu finalizações até aqui, mas muitas delas vieram da equipe do Água Santa na primeira rodada.

6 de 8

Times que já se conhecem e subiram juntos para o Brasileirão Série B de 2023. O Mirassol vem de duas derrotas e tentará conquistar seu(s) primeiro(s) ponto(s) fora de casa. O Botafogo-SP venceu a Portuguesa fora e perdeu em casa do Palmeiras. O Botafogo-SP é o time que mais tentou dribles nas duas primeiras rodadas (acertou 18 de 24) e o Mirassol é a terceira equipe que mais sofreu dribles (tomou 12 certos de 19).

7 de 8

A diferença das probabilidades de vitória das duas equipes é de 0,4 ponto percentual a favor do Santos. Até aqui, o São Bernardo conseguiu bons resultados e o Santos vem de um jogo apático e com falhas contra o Guarani.

8 de 8

Nos últimos dois anos, Palmeiras e São Paulo têm apresentado os melhores confrontos dentre as equipes paulistas que estão na série A, mas o Verdão costuma dominar as ações contra o Tricolor jogando em casa. Tem mais chances de vitória, mas o São Paulo pode surpreender neste começo de ano enquanto as equipes vão lapidando o futebol para a temporada.

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo), combinado com o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações massivas para gerar resultados. O estudo foi desenvolvido a partir de dados de diversas fontes, como CBF, Globo e Footstats.

Vale ressaltar que campeonatos de pontos corridos, como o Brasileirão, são mais fáceis de prever porque a influência do acaso tende a ser diluída entre as 38 rodadas, diferente de apenas 12 rodadas da primeira fase do Paulistão. Para os primeiros jogos do ano, a tarefa é mais difícil, já que o acaso tem peso maior e não sabemos exatamente como virão os times após mudanças de elenco (e para alguns treinadores) e sem ritmo de jogo.

*Bruno Imaizumi é economista parceiro da equipe de jornalistas do Espião Estatístico

O que você está lendo é [Favoritismos do Paulistão #3: veja chances de vitória na rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...