Palmeiras x São Paulo: Abel e Ceni administram excesso de estrangeiros em 2023

Há um dilema semelhante entre Abel Ferreira e Rogério Ceni, treinadores de Palmeiras e São Paulo, que disputam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, o primeiro clássico da temporada no Paulistão.

Ambos possuem excesso de estrangeiros nos respectivos elencos e precisam administrar essa questão neste início de 2023. A regra da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) permite a relação de cinco por jogo.

O Palmeiras possui seis: o paraguaio Gustavo Gómez, o chileno Kuscevic, os uruguaios Piquerez e Merentiel, o colombiano Atuesta e o argentino López. Assim, precisa obrigatoriamente cortar um por jogo.

O São Paulo vai além e conta com oito atletas nascidos fora do país: os equatorianos Arboleda e Méndez, o venezuelano Ferraresi, os argentinos Alan Franco, Galoppo e Calleri, o colombiano Orejuela, e o uruguaio Gabriel Neves. São três atletas por jogo fora dos relacionados por Ceni.

Diante disso, os treinadores trabalham também para administrar os minutos destes atletas, alguns essenciais e que dificilmente perderão duelos, ainda mais clássicos como o deste domingo.

+ Mais notícias sobre o Palmeiras
+ Mais notícias sobre o São Paulo

Gustavo Gómez e Piquerez, do Palmeiras, e Arboleda e Calleri, do São Paulo — Foto: ge 1 de 4 Gustavo Gómez e Piquerez, do Palmeiras, e Arboleda e Calleri, do São Paulo — Foto: ge

Gustavo Gómez e Piquerez, do Palmeiras, e Arboleda e Calleri, do São Paulo — Foto: ge

Do lado palmeirense, Merentiel é quem tem ficado fora das convocações neste começo de Paulista. O atacante deve ser negociado, já que além do excesso de estrangeiros convive com uma concorrência alta no ataque, junto de Endrick, López, Rafael Navarro e até Rony, que pode jogar como centroavante.

A diretoria recebeu uma consulta do Colo-Colo, do Chile, pelo camisa 9, mas a negociação ainda não se concretizou. Times dos Emirados Árabes e Estados Unidos também fizeram sondagens por Merentiel, que tem dois gols em 10 jogos pelo Palmeiras.

O capitão Gustavo Gómez e Piquerez são base da equipe multicampeã de Abel Ferreira. Já Atuesta briga pela vaga por enquanto aberta após a saída de Danilo.

Kuscevic, que ano passado era quem vinha sendo cortado, é o quarto zagueiro do elenco (atrás de Gómez, Murilo e Luan), e López ainda é visto como um jogador promissor após ser contratado do Lanús no ano passado, mas ainda não ter deslanchado.

Gustavo Gómez comemora gol durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras 2 de 4 Gustavo Gómez comemora gol durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Gustavo Gómez comemora gol durante treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco/Palmeiras

No São Paulo, Calleri e Arboleda são atletas incontestáveis dentro do elenco, principalmente o centroavante argentino, que inclusive assumiu a faixa de capitão pela ausência de Diego Costa – o defensor passou por cirurgia e deve retornar somente em dois meses, no mínimo.

Calleri e Ferraresi em treino do Tricolor — Foto: Divulgação / São Paulo FC 3 de 4 Calleri e Ferraresi em treino do Tricolor — Foto: Divulgação / São Paulo FC

Calleri e Ferraresi em treino do Tricolor — Foto: Divulgação / São Paulo FC

Ferraresi, que tem contrato até o meio do ano, e Alan Franco surgem como opções imediatas no setor defensivo e alternativas ao jovem Beraldo, outro zagueiro disponível dentro do elenco. No setor de meio-campo, Méndez estreou na quinta, e Ceni trata o equatoriano como um jogador importante.

Só neste corte são cinco nomes. Investimentos importantes da diretoria, Galoppo e Gabriel Neves devem se revezar na lista de relacionados na ausência de um dos zagueiros e de Méndez. O primeiro tem treinado até como centroavante e anotou gol diante da Ferroviária, enquanto o uruguaio não foi relacionado ainda em 2023.

Galoppo comemora o gol do São Paulo contra a Ferroviária — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net 4 de 4 Galoppo comemora o gol do São Paulo contra a Ferroviária — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Galoppo comemora o gol do São Paulo contra a Ferroviária — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O oitavo estrangeiro é o lateral-direito Orejuela, em desvantagem na briga por posição com Igor Vinicius e Rafinha. O colombiano voltou de empréstimo e esteve entre os convocados para o jogo com o Ituano, mas deve ser utilizado somente em eventualidades.

O diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, afirmou ao ge que o limite de estrangeiros tem sido alvo de debates entre cartolas, que pretendem modificar a regra:

– O Brasil precisa entender qual é o seu papel na América do Sul. O papel do Brasil tem que ser, pela força, pela pujança da economia, o epicentro da América do Sul. E pra que a gente possa ter melhores jogadores, antes até que eles possam ir pra Europa – disse.

– Que pelo menos você possa ter 10 atletas no elenco (relacionados) e que você possa utilizar cinco em campo simultaneamente. Isso já atenderia o Sindicato dos Atletas do Brasil e aumentaria a possibilidade de buscarmos nomes na América do Sul – sugeriu Belmonte.

No clássico deste domingo, Abel deve manter Merentiel fora da lista de relacionados. No São Paulo, Orejuela e Gabriel Neves são favoritos para serem cortados. A terceira vaga deve ficar entre um zagueiro (Ferraresi ou Alan Franco, provavelmente) ou o meia Galoppo.

O que você está lendo é [Palmeiras x São Paulo: Abel e Ceni administram excesso de estrangeiros em 2023].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...