Primeiro Ba-Vi de 2023 tem Bahia em busca da reabilitação e Vitória para confirmar volta por cima

Ah, o futebol. Apenas 22 pessoas correndo atrás da bola, dizem por aí. Um esporte que aliena, acrescentam. Mas quem vive essa paixão, sabe que vai muito além disso. Ah, o futebol dos roteiros cheios de reviravoltas e nada previsíveis. Aquele mesmo esporte que há uma semana via a torcida do Bahia em êxtase com a “era City”. Aquele mesmo esporte que há menos de uma semana via a torcida do Vitória pedir a demissão do treinador.

Ah, o futebol sem lógica. Aquele mesmo esporte que hoje, uma semana depois, vê o Bahia sem vencer há duas partidas, e o Vitória após o primeiro resultado positivo no estadual. E as duas equipes estarão frente a frente, a partir das 16h deste domingo (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, para mostrar que o futebol é muito mais do que um esporte.

+ Veja mais notícias sobre o Bahia
+ Veja mais notícias sobre o Vitória
+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Baiano

Fonte Nova vai ser o palco do Ba-Vi deste domingo — Foto: Gabrielle Gomes/TV Bahia 1 de 3 Fonte Nova vai ser o palco do Ba-Vi deste domingo — Foto: Gabrielle Gomes/TV Bahia

Fonte Nova vai ser o palco do Ba-Vi deste domingo — Foto: Gabrielle Gomes/TV Bahia

Há uma semana, o roteiro dos mais desavisados das reviravoltas que o futebol pode nos proporcionar poderia indicar uma superioridade absurda do Tricolor. Vitória em crise, Bahia em alta. Mal sabem os descrentes que um Ba-Vi não é assim. Primeiro que estar em crise ou em alta não significa muita coisa antes do clássico. Reviravoltas e surpresas são mais do que comuns. E, importante, uma semana é muito. Se em 20 minutos tudo pode mudar, como diz o rádio, o que falar de sete dias?

E muita coisa mudou nessa semana. A euforia dos 100% de aproveitamento deixou a Cidade Tricolor. As derrotas para Sampaio Corrêa e Jacobinense foram mais do que um balde de água fria. Já é possível ver queixas e olhares tortos para o elenco. Nada, no entanto, que abale o técnico Renato Paiva.

Por falar em treinador, o que falar de João Burse? Há uma semana, monossilábico após o empate com o Santa Cruz no Barradão, viu os jogadores se reunirem com a diretoria para pedir sua permanência. Eram três partidas e um ponto no estadual. Até o Doce Mel. A vitória por 3 a 0, com o perdão do trocadilho, adoçou os dias antes do clássico.

O roteiro só não é daqueles dignos de aclamação por um detalhe. É sucesso de público, afinal, todos os ingressos foram vendidos. Mas não é de diversidade. Por recomendação do Ministério Público, apenas tricolores estarão presentes nesse novo capítulo. Um detalhe que importa, mas que não tira a grandeza do futebol.

Ah, o futebol, o que ele nos reserva para hoje?

Ao menos teoricamente, o Bahia vai para o clássico com um ponto a mais no lado físico. Não por ter jogado na quarta, enquanto o Vitória entrou em campo na quinta. Mas também porque o técnico Renato Paiva, para minimizar os efeitos da sequência de jogos, tem rodado bastante o elenco. No meio da semana, por exemplo, o treinador fez bastante modificações no time que iniciou a partida.

Renato Paiva e Acevedo durante treino do Bahia — Foto: Divulgação/EC Bahia 2 de 3 Renato Paiva e Acevedo durante treino do Bahia — Foto: Divulgação/EC Bahia

Renato Paiva e Acevedo durante treino do Bahia — Foto: Divulgação/EC Bahia

Para o jogo deste domingo, com os reforços todos à disposição, a expectativa é que Renato Paiva mande a campo aquele time que ele considera como de “força máxima”. Desta forma, o Bahia deve jogar com: Marcos Felipe; Douglas Borel, Kanu, Raul Gustavo e Chávez; Rezende, Acevedo e Daniel (Mugni); Kayky, Biel e Goulart.

No lado rubro-negro, após a primeira vitória no Campeonato Baiano, João Burse deve optar pela continuidade. Inclusive, o atacante uruguaio Nicolás Dibble deve confirmar de vez a condição de titular do Leão. Por outro lado, o desfalque deve continuar sendo Léo Gamalho, que sofreu um ferimento no braço e não treinou durante a semana.

Tréllez durante treino do Vitória no Barradão — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória 3 de 3 Tréllez durante treino do Vitória no Barradão — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória

Tréllez durante treino do Vitória no Barradão — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória

O Vitória deve iniciar o primeiro Ba-Vi de 2023 da seguinte maneira: Dalton, Zeca, Dankler, Camutanga [Marco Antônio] e João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê; Rafinha, Dibble (Osvaldo) e Tréllez.

💥️Onde: Fonte Nova, Salvador;
💥️Horário: 16h (de Brasília);
💥️Time provável do Bahia: Marcos Felipe; Douglas Borel, Kanu, Raul Gustavo e Chávez; Rezende, Acevedo e Daniel (Mugni); Kayky, Biel e Goulart;
💥️Desfalques do Bahia: Danilo Fernandes, Gabriel Xavier e Matheus Bahia (lesão); André (com Seleção Brasileira Sub-20); Matheus Bahia (transição);
💥️Time provável do Vitória: Dalton; Zeca, Dankler, Camutanga [Marco Antônio] e João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê; Rafinha, Dibble (Osvaldo) e Tréllez;💥
Desfalques do Vitória:
Railan, Dionísio e Lazaroni (lesão); Léo Gamalho (ferimento no braço);💥
Transmissão:
TVE transmite a partida;
💥️Arbitragem: Emerson Ricardo de Almeida Andrade apita o jogo auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira.

O que você está lendo é [Primeiro Ba-Vi de 2023 tem Bahia em busca da reabilitação e Vitória para confirmar volta por cima].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...