Made in Resende: conheça outras joias sub-23 que podem seguir os passos de Jeffinho
Jeffinho pelo Lyon — Foto: Divulgação/OL
Depois da transferência do atacante Jeffinho, ex-Resende e Botafogo, para o Lyon por uma quantia de R$ 55 milhões, a base do Gigante do Vale entrou em evidência no mercado. Agora, torcedores e diretoria compartilham da mesma expectativa: quem será o próximo Jeffinho ?
Alguns jogadores já saíram do Resende e estão trilhando um caminho promissor. Um dos maiores exemplos é o meia David Kauã, de apenas 17 anos. Em 2022, o Palmeiras efetuou a compra de 10% dos direitos do jogador, podendo adquirir mais 50% ao fim de 2023. Mesmo em pouco tempo, o meia já coleciona títulos pela base alviverde: campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, paulista e brasileiro sub-17.
Outros destaques da campanha histórica do Resende na Copinha de 2022 também já estão esparramados pelo futebol brasileiro, tanto os negociados por venda, quanto por empréstimo com opção de compra fixada. São os casos dos meias João Felipe e Brendon, emprestados para o Botafogo, e do zagueiro Henrique Halls, vendido ao Red Bull Bragantino.
Para o Resende, a intenção é deixar a fábrica de revelações inesgotável. Inclusive, o clube já tem uma nova safra de talentos e espera colher os frutos em breve. Eles jogam no sub-23, onde passam pela fase de maturação no projeto de formação desenvolvido em parceria com a Pelé Academia.
💥️Conheça outras promessas que podem se tornar realidade nos próximos anos:
2 de 7 Tratado como joia no Resende, Gabriel Peixoto é emprestado a clube português — Foto: Divulgação/Resende F.C.
Tratado como joia no Resende, Gabriel Peixoto é emprestado a clube português — Foto: Divulgação/Resende F.C.
Hoje com 19 anos, o zagueiro estreou profissionalmente ainda aos 17, em uma partida contra o Vasco, em São Januário, no Carioca de 2023. Peixoto passou por uma experiência no Lyon e também já foi emprestado ao Portimonense, de Portugal, onde atuou pela equipe sub-23.
Ele foi um dos destaques do Resende no Carioca Sub-20 de 2023, que classificou o clube para a Copinha, competição que também teve boas atuações. Internamente, o zagueiro é considerado uma das grandes promessas da equipe.
3 de 7 Marcão e Fabio Lucas, joias da base do Resende — Foto: André Moreira/RFC
Marcão e Fabio Lucas, joias da base do Resende — Foto: André Moreira/RFC
Há uma razão especial para unir essa dupla. Marcão tem 16 anos e é zagueiro. Fabio Lucas tem os mesmos 16 anos e é lateral-direito. Os dois serão os próximos enviados pelo Resende e pela Pelé Academia para uma experiência no Lyon, nos próximos meses. Destaques do sub-17, ele são tratados internamente como grandes joias do clube.
Não por acaso, recentemente a dupla recebeu uma proposta oficial de empréstimo, com opção de compra, do Athletico-PR. O período na França vai deixar os atletas ainda mais em evidência no mercado e pode transformar o "namoro" entre Resende e Lyon em um "casamento", já que há uma grande expectativa internamente pela primeira transação direta entre os clubes.
4 de 7 Kaio, atacante da base do Resende — Foto: Arquivo Pessoal
Kaio, atacante da base do Resende — Foto: Arquivo Pessoal
Kaio é o atleta da lista cujo perfil em campo mais se parece com Jeffinho. O baixinho de 18 anos é atacante pelas pontas e se destaca pelos dribles e velocidade.
Ele já passou pelo intercâmbio no Lyon em 2022, sendo companheiro de viagem de David Kauã, que hoje está na Palmeiras. O jovem ainda está em fase de maturação, mas o estilo improvisador chama atenção e o mantém com uma das grandes promessas da base.
5 de 7 Medina, meio-campista do Resende no Carioca — Foto: Lucas Farizel
Medina, meio-campista do Resende no Carioca — Foto: Lucas Farizel
Em 2023, o Resende disputou o Torneio Otávio Pinto Guimarães, a Copa Rio Sub-20, e foi eliminado pela Cabofriense logo na estreia. O único lado positivo da derrota foi enxergar o meia Medina, hoje com 20 anos. Semanas depois, ele recebeu o convite do clube, passou nos testes e disputou a Copinha no ano seguinte.
O desempenho chamou atenção de tal forma que o clube correu para assinar o primeiro contrato profissional do garoto.
No Carioca deste ano, já despontou na equipe principal e não fez feio atuando até como lateral-direito. Medina já despertou interesse de equipes da Série A do Brasileiro, como o Internacional.
6 de 7 Bismarck, atacante do Resende para o Carioca — Foto: Lucas Farizel
Bismarck, atacante do Resende para o Carioca — Foto: Lucas Farizel
O centroavante que acabou de completar 22 anos é referência desde as categorias de base. Em 2023, marcou nove gols em 16 jogos no Carioca Sub-20. Bismarck ganhou holofotes pela personalidade ao comemorar gol contra o Corinthians na Copinha com sinal de silêncio para a torcida adversária.
O atacante vem recebendo chances na equipe principal desde 2022, ano que marcou duas vezes no mesmo jogo contra o Boavista, pelo Carioca. Depois, Bismarck foi emprestado ao Sãocarlense-SP e marcou oito gols em 19 jogos.
Em 2023, o atacante balançou as redes contra o Boavista, única vitória do Resende no Carioca. Aos poucos, o jogador segue amadurecendo e conquistando seu espaço.
7 de 7 Léo Pedro, ponta do Resende para o Carioca — Foto: Lucas Farizel
Léo Pedro, ponta do Resende para o Carioca — Foto: Lucas Farizel
Mantido como uma das promessas há mais tempo no clube, o atacante Léo Pedro, de 20 anos, foi sucesso nas categorias de base, mas ainda não apareceu no time principal.
Nas últimas duas Copinhas, o atacante marcou oito gols — cinco pelo Resende, em 2022, e mais três pelo Botafogo, neste ano. Até o mês passado, o jogador esteve emprestado ao Glorioso, que optou por não exercer a opção de compra.
Mesmo voltando do clube carioca, Léo Pedro continua com muito potencial e mostrou qualidade quando teve oportunidades.
O que você está lendo é [Made in Resende: conheça outras joias sub-23 que podem seguir os passos de Jeffinho].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments