Atlético-MG x Democrata: titular do Galo, Jemerson reencontra clube no qual foi emprestado há 12 anos
O Atlético-MG irá encarar um antigo parceiro nesta quarta-feira. O Democrata SL, rival da quarta rodada do Campeonato Mineiro, já foi um "clube satélite" do Galo, o qual recebia jovens da base para lapidação. Um deles, em 2011, foi justamente o zagueiro Jemerson.
Após mais de 10 anos, Jemerson deixou de ser um jogador promissor. Virou realidade em 2014, campeão da Copa do Brasil, foi vendido para o Monaco por 11 milhões de euros, e voltou ao Galo para ser titular da zaga de Eduardo Coudet. O defensor relembrou da rápida passagem pelo Jacaré, quando tinha 19 anos, e ainda era júnior do Atlético.
- Foi uma passagem importante, me deu rodagem. Quando você está na equipe júnior e vai ao profissional, há um tempo de adaptação ao ritmo de jogo. Foi uma experiência boa, me deu ainda mais maturidade para poder voltar ao Atlético, e depois ter conseguido a ser titular em anos importantes. Isso tudo faz parte da vida de um jogador.
1 de 1 Zagueiro Jemerson retornou ao Galo em 2023, após nova passagem pela França — Foto: Pedro Souza/CAM
Zagueiro Jemerson retornou ao Galo em 2023, após nova passagem pela França — Foto: Pedro Souza/CAM
A parceria entre Atlético e Democrata começou em 2010. Um caso emblemático: o meia-atacante Bernard, que foi emprestado ao Jacaré, retornou ao Galo, venceu a Taça BH de Futebol Júnior em agosto de 2011 (ao lado de Jemerson, que seria cedido logo depois), e estreou no mesmo ano no time profissional do Galo, para ser protagonista em 2012 e 2013.
Já Jemerson saiu por empréstimo justamente após a Taça BH, quando o Democrata estava na Segunda Divisão do Estadual, que equivale ao terceiro nível - atrás do Módulo I e do Módulo II. Presidente do Jacaré, Renato Paiva lembra bem como foi a passagem do defensor em Sete Lagoas. O time era comandado por Eugênio Salomão, o "Baiano", notável técnico de camadas jovens do Galo.
- Apesar da nossa campanha não ter sido muito boa na época, o Jemerson foi bem. Ele tinha uma característica interessante, que acho que foi o Baiano que o incentivou, que era apoiar ao ataque, chegar como elemento surpresa.
O Democrata ficou longe da elite do futebol por muitos anos. Conseguiria ser vice-campeão da Segundona (terceira divisão) em 2012, quando Jemerson já havia retornado. Ele iria estrear pelo Galo em 2013, com Cuca, e usado bastante no ano seguinte, com Levir Culpi, virando titular e campeão da Copa do Brasil, além de vice do Brasileiro em 2015.
- Expectativa boa de jogar nesta quarta. É uma equipe que faz mais de 10 anos que não tenho contato. Não sei se são os mesmos diretores. Com certeza não são os mesmos jogadores. Então, será uma coisa nova. Fico feliz pelo Democrata poder ter conquistado o espaço na primeira divisão, após anos de batalha - completou Jemerson.
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
O que você está lendo é [Atlético-MG x Democrata: titular do Galo, Jemerson reencontra clube no qual foi emprestado há 12 anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments