Calmo, agregador e estudioso: conheça Léo Condé, novo treinador do Vitória
Léo Condé é o novo comandante do Vitória. Aos 46 anos, o mineiro, que se identifica com a nova geração de treinadores brasileiros, já conta com trabalhos de sucesso, principalmente na Série C, onde conquistou dois acessos. No Rubro-Negro, o principal desafio vai ser levar o time de volta à elite do futebol nacional.
+Veja mais notícias do Vitória
+ Veja cinco desafios que Léo Condé vai encarar no Vitória, em 2023
+ Opinião: demissão de Burse 13 dias após diretoria defender trabalho expõe contradições no Vitória
Vitória anuncia Léo Condé como treinador — Foto: Reprodução / EC Vitória
Disputar a Série B do Brasileiro não vai ser uma novidade para o treinador, que já acumula bons trabalhos na divisão de acesso. No ano passado, por exemplo, ele esteve à frente do Sampaio Corrêa quando o clube terminou a Segundona na quinta posição com 58 pontos, quatro a menos do que o Bahia.
E esse não foi o único bom trabalho de Condé com o tricolor do maranhão. Em 2015, lutou pelo acesso à elite do futebol brasileiro, mas acabou em oitavo. Já em 2023, em mais uma ótima campanha, levou o time à sexta colocação da segundona.
As passagens do treinador pelo Sampaio foram acompanhadas por Afonso Diniz, repórter do ge no Maranhão. Procurado pela reportagem, ele pontuou características do novo técnico do Vitória.
- O técnico Léo Condé é um treinador que se identifica bastante com o termo "nova geração". Calmo, agregador, estudioso e que sempre mostra equipes sempre bastante organizadas. Normalmente, seus times mostram um nível de competitividade alto - afirmou Diniz.
Ainda de acordo com Afonso Diniz, o novo comandante do Vitória gosta de utilizar a formação 4-3-3 e aposta na velocidade da transição ofensiva para surpreender os adversários.
- Sua plataforma de jogo mais utilizada é o 4-3-3. (...) Normalmente seus times apostam na velocidade da transição ofensiva e na parte defensiva seus pontas fazem dobras na laterais - pontuou Diniz.
2 de 2 Léo Condé, técnico do Sampaio — Foto: Ronald Felipe/SCFCLéo Condé, técnico do Sampaio — Foto: Ronald Felipe/SCFC
Como pontos negativos no trabalho do novo treinador do Vitória, o repórter do ge apontou a insistência em jogadores mesmo em má fase, e a dificuldades em diversificar o modelo de jogo.
- Além da questão tática e filosofia de jogo é destaque também a sua capacidade de montar equipes a partir de contratações. Como ponto negativo a insistência em alguns atletas que acabam não dando resposta e uma dificuldade em diversificar o modelo de jogo - alertou.
Léo Condé apareceu em destaque para o futebol nacional durante o iníco de 2015, quando fez um trabalho surpreendente pelo Caldense, liderou o Campeonato Mineiro e foi vice-campeão do torneio, após perder para o Atlético na final.
Nos anos seguintes teve sucesso ao conquistar acessos da Série C para a B. Primeiro com o Botafogo-PB, em 2018, depois com o Novorizontino, em 2023.Com o Tigre, no mesmo ano, ele também conquistou o Trófeu do Interior Paulista.
Léo Condé ainda acumula passagens por Bragantino, Goiás, CRB - onde foi campeão alagoano - , Paysandu e São Bento. No início da carreira, ele trabalhou nas categorias de base do Tupi, Atlético-MG, América-MG.
O novo treinador já foi anunciado oficialmente no Rubro-Negro e é esperado em Salvador nesta quinta-feira. Provavelmente, vai comandar o Vitória pela primeira vez contra a Jacuipense, no próximo domingo, no Barradão, pela penúltima rodada do Campeonato Baiano.
*Sob supervisão do Repórter Rafael Teles
O que você está lendo é [Calmo, agregador e estudioso: conheça Léo Condé, novo treinador do Vitória].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments