Caldense desiste da Série D, e Villa Nova-MG analisa se assume vaga oferecida na competição
A Caldense não vai mais disputar o Campeonato Brasileiro Série D. O time de Poços de Caldas desistiu da vaga garantida pelo Campeonato Mineiro de 2022, e o Villa Nova teve o lugar na competição nacional oferecido. O clube de Nova Lima ainda não respondeu à FMF sobre aceitar a participação.
💥️+ Tabela do Campeonato Mineiro
1 de 3 Caldense bate Villa Nova e tem primeira vitória no Campeonato Mineiro — Foto: Renan Muniz/CaldenseCaldense bate Villa Nova e tem primeira vitória no Campeonato Mineiro — Foto: Renan Muniz/Caldense
Em nota, a Caldense confirmou que desistiu da competição por falta de recursos. O clube afirmou não ter condições financeiras para assumir o compromisso de disputar o campeonato com uma boa equipe 💥️(leia a nota abaixo).
- Os recursos disponíveis no momento não são suficientes para tal. Não queremos entrar na disputa somente para cumprir tabela e correr o risco de fazer uma campanha abaixo do que todos os nossos torcedores e associados esperam e merecem - disse a Caldense em nota oficial.
2 de 3 Caldense emite nota sobre desistência da Série D 2023 — Foto: Reprodução/ CaldenseCaldense emite nota sobre desistência da Série D 2023 — Foto: Reprodução/ Caldense
Em comunicado, o Villa Nova informou que a Federação Mineira de Futebol ofereceu a vaga ao clube, após desistência da Caldense. O time de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, informa que deseja a posição e que se mobiliza com parceiros para viabilizar o projeto financeiramente. O time tem apenas esta semana para confirmar a vaga à FMF.
A competição tem início marcado para o dia 30 de abril e término previsto em 29 de outubro, já nas suas fases finais.
O regulamento da CBF prevê três vagas para os estados posicionadas entre segunda e nona posição no ranking de Federações, como é o caso da FMF. Para fazer a indicação, considera-se os clubes com melhores colocações no campeonato estadual, excluindo os que fazem parte das divisões A, B e C.
3 de 3 Critérios para nomeação de participantes da Série D, de acordo com Regulamento da competição — Foto: Reprodução/ CBFCritérios para nomeação de participantes da Série D, de acordo com Regulamento da competição — Foto: Reprodução/ CBF
No ano passado, Athletic (terceiro lugar na classificação geral, Caldense (quarto lugar), e o Democrata (quinto) ficaram com a vaga, por conta da classificação geral.
💥️O Villa Nova chegou a contestar a FMF para ocupar a vaga do Democrata, alegando descumprimento de regra pela Federação. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por unanimidade, negou as argumentações do Villa e manteve o Democrata com a última vaga.
Agora, com a desistência da Caldense, o Villa Nova informa que terá uma "resolução rápida" para decidir os próximos passos, mas que não vai tomar decisões precipitadas, que prejudiquem o clube 💥️(leia a nota no fim da reportagem).
Ao 💥️ge, a Federação Mineira de futebol confirmou, pela assessoria de imprensa, a desistência da Caldense. A entidade informou que cabe ao Villa Nova confirmar a participação na Série D.
"Em posição oficial, o Villa Nova deseja a vaga, mas não fará nenhuma ação impensada para comprometer a instituição. Logo, a direção está se mobilizando para viabilizar o projeto junto aos parceiros e terá uma resolução rápida", diz o Villa em nota oficial
O que você está lendo é [Caldense desiste da Série D, e Villa Nova-MG analisa se assume vaga oferecida na competição].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments