Título dividido, golaço de Dener e "final" em 2006: Santos e Portuguesa voltam a se enfrentar após oito anos

Santos e Portuguesa se enfrentam neste domingo, em duelo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. A partida será realizada às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro. É o reencontro entre as equipes após oito anos.

O último duelo foi válido pelo Paulistão de 2015, que terminou com o título do Peixe. Em jogo válido pela sexta rodada daquele estadual, a Lusa recebeu o Santos no Pacaembu, e os visitantes venceram por 3 a 1. Robinho (duas vezes) e Cicinho marcaram os gols santistas. Jean Mota, que depois atuou no Peixe, descontou para a Portuguesa.

Naquela temporada, a Lusa terminou em quarto lugar no Grupo C, com 13 pontos, e foi uma das quatro equipes rebaixadas para a Série A-2 do Campeonato Paulista. O time só retornou para a elite de São Paulo neste ano.

Contudo, Santos e Portuguesa possuem uma longa história de confrontos, marcada até por um título dividido entre os times. Contando amistosos e jogos de torneios oficiais, as equipes já se enfrentaram em 242 oportunidades, com 116 vitórias do Peixe, 67 vitórias da Lusa e 59 empates. Nos gols marcados, foram 475 do Santos contra 341 da Portuguesa.

💥️Leia mais sobre o 💥️Santos💥️:
💥️+ Escalação: laterais ficam à disposição, e Fernández deve ser opção no banco
💥️+ Santos pode escapar do rebaixamento no Paulistão na próxima rodada

Santos e Portuguesa se enfrentaram pela última vez no Campeonato Paulista de 2015 — Foto: Ivan Storti/Santos FC 1 de 2 Santos e Portuguesa se enfrentaram pela última vez no Campeonato Paulista de 2015 — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Santos e Portuguesa se enfrentaram pela última vez no Campeonato Paulista de 2015 — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Um dos duelos mais marcantes completará 50 anos em agosto deste ano. O Santos conquistou o primeiro turno do Campeonato Paulista de 1973, enquanto a Portuguesa venceu o segundo. Com isso, as duas equipes disputaram a grande decisão.

No dia 26 de agosto, os times se enfrentaram no Morumbi, e a partida terminou sem gols no tempo normal e na prorrogação. Pela primeira vez na história, o Paulistão seria decidido nos pênaltis. O Santos havia acertado duas cobranças e desperdiçado uma, enquanto a Portuguesa havia errado todas suas três.

O árbitro Armando Marques errou na conta e encerrou a partida com o 2 a 0 a favor do Peixe. Porém, a Lusa ainda teria chance de empatar em 2 a 2, até a quinta cobrança.

Com o apito final, os santistas festejaram, enquanto a Portuguesa deixou o campo e o estádio do Morumbi. Quando o Armando Marques identificou o erro e tentou chamar a Lusa de volta, era tarde demais. No dia seguinte, a Federação Paulista de Futebol declarou as duas equipes campeãs. O Santos teve que aceitar o fato, pois a rival ameaçava anular a final.

Outro momento do duelo foi marcado por Dener, atacante da Lusa. Na disputa do Campeonato Paulista de 1993, a Portuguesa recebeu o Santos no dia 1º de maio, no Canindé, em duelo válido ainda pela primeira fase.

Dener Portuguesa — Foto: www.acervodalusa.com.br 2 de 2 Dener Portuguesa — Foto: www.acervodalusa.com.br

Dener Portuguesa — Foto: www.acervodalusa.com.br

A partida foi marcada por uma virada da Portuguesa, que venceu o confronto por 4 a 2. O Peixe abriu dois gols de vantagem com Neizinho e Ranielli. Porém, a Lusa reagiu com Bentinho (duas vezes) e virou com um gol de Tico.

Entretanto, a vitória dos donos da casa foi sacramentada por um golaço de Dener, aos 36 minutos do segundo tempo. O camisa 10 recebeu passe de Tico, dominou a bola com um giro e, rapidamente, e a colocou entre as pernas do lateral-direito Índio. O craque da Lusa avançou, passou pelo lateral-esquerdo Silva, deixou o goleiro Gomes no chão e tocou para o gol vazio.

Santos e Portuguesa também foi uma "final" do Campeonato Paulista de 2006. O estadual daquele ano foi disputado em pontos corridos e, na última rodada, o Peixe chegou como líder, com 40 pontos, enquanto o São Paulo ocupava a segunda colocação, com 39.

Na última rodada, os comandados de Vanderlei Luxemburgo precisavam vencer para assegurar o título paulista, que o Santos não conquistava desde 1984. O adversário foi justamente a Lusa, na Vila Belmiro.

Na "decisão", o Peixe bateu a Portuguesa por 2 a 0, com gols de Cléber Santana e Leonardo (contra). Além de garantir o troféu ao Santos, o resultado também acabou rebaixando a Lusa, que precisava vencer para sair da zona da degola.

+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos

🎧 💥️Ouça o podcast ge Santos🎧

O que você está lendo é [Título dividido, golaço de Dener e "final" em 2006: Santos e Portuguesa voltam a se enfrentar após oito anos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...