Jian Kayo: goleiro do Ituano que morreu era roqueiro, discreto e tinha "sorriso no rosto"
O jovem paranaense de Itambé, Jian Kayo Gomes Soares, conquistou admiradores no país pelo talento nos campos e pela personalidade cativante.
Aos 21 anos, o goleiro do Ituano foi encontrado sem vida na noite desse sábado, em sua casa em Itu.
Amante de músicas do século passado e fã de Jimmy Reed e das bandas Nirvana e The Hollies, Jian era apaixonado por blues e rock clássico. A conexão com a música o motivava a marcar presença em grandes festivais, como o Lollapalooza (💥️veja vídeo abaixo).
No final do ano passado, o goleiro conseguiu a tão sonhada promoção ao time profissional do Ituano. O responsável foi o técnico Carlos Pimentel, que saiu do clube há duas semanas. O treinador destacou a ótima energia que o ex-comandado teve nos meses que trabalharam juntos.
– Conhecia o caráter e a personalidade. Era um rapaz muito sério, compenetrado, discreto e muito profissional, cumpridor de horários, de tarefas. Um menino muito na dele, de boa formação, da base do São Paulo. Você via que tinha um pedigree de crescimento, de um dia poder vestir a camisa do Ituano, como titular da posição – completou Carlos Pimentel.
1 de 3 Jian em restaurante de Itu — Foto: Reprodução/InstagramJian em restaurante de Itu — Foto: Reprodução/Instagram
A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que, apesar da morte de Jian, o jogo entre Ituano e Santo André está mantido para este domingo, às 20h40, no estádio Novelli Júnior, em Itu.
– Uma fatalidade, a gente ficava sem palavras para dizer. Ninguém está preparado para isso. É uma situação que o Ituano, por ser um clube que cuida tanto de gente, sente bastante. O lado humano é o que mais pega nessa hora. O meu agradecimento ao homem e atleta por ter tido o privilégio de trabalhar com ele, e consolo aos familiares – desejou o ex-comandante do Galo de Itu, Carlos Pimentel.
Ao💥️ ge, Daniele Mioranza, a namorada do jogador descreveu as qualidades do goleiro e do ser humano.
– Ele era pura amor. Dedicado, esforçado, um ótimo filho, um ótimo companheiro, uma ótima pessoa e um ótimo goleiro. Tinha toda uma vida pela frente. Ele é meu amor, minha vida. Ele sempre disse que ia morrer velhinho e que a gente ia ter quatro filhos – escreveu a modelo, emocionada.
Jian Kayo começou a carreira no São Paulo em 2015, quando havia acabado de completar 13 anos de idade. Passou pelos times sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 do Tricolor, onde ficou até 2023. Pelas redes sociais, o clube publicou uma nota de pesar.
2 de 3 Jian Kayo foi goleiro do São Paulo entre 2015 e 2023 — Foto: Divulgação/São Paulo FCJian Kayo foi goleiro do São Paulo entre 2015 e 2023 — Foto: Divulgação/São Paulo FC
No ano seguinte, em novembro de 2023, aos 19 anos, o goleiro de 1,91 metro assinou contrato com o Ituano para jogar na equipe sub-20. Logo ganhou a titularidade, disputando partidas do Campeonato Paulista Sub-20 e da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022.
Na Copinha, Jian jogou nos quatro jogos que o Galinho fez. Na primeira fase, ajudou o time a se classificar na segunda posição, com três gols sofridos em três jogos. Na segunda fase, o Ituano foi eliminado ao ser goleado pelo Corinthians.
Com as ótimas atuações vestindo a camisa rubro-negra, um ano depois de sua contratação, Jian foi promovido ao time profissional e virou terceiro goleiro para a disputa do Campeonato Paulista. Junto com Deivity, era reserva de Jefferson Paulino.
3 de 3 Jian durante a reapresentação do elenco do Ituano, em dezembro de 2022 — Foto: Flávio Torres/Ituano FCJian durante a reapresentação do elenco do Ituano, em dezembro de 2022 — Foto: Flávio Torres/Ituano FC
– Ele já treinava com a gente, mas sempre esteve integrado ao sub-20. Ele era titular absoluto da posição e esse ano com o retorno do Wesley, os dois tinham idade de Copa São Paulo, a opção foi ele já se integrar ao profissional e o Wesley jogar a Copinha. Ele tinha muita técnica e boa saída de gol. Jogava com os pés na fase de construção, tinha liderança técnica e trabalhava sempre no limite. Era muito focado – descreveu o técnico Carlos Pimentel.
Além de Ituano e São Paulo, Corinthians, São Bento, Santo André e a FPF também se manifestaram lamentando a morte de Jian.
O que você está lendo é [Jian Kayo: goleiro do Ituano que morreu era roqueiro, discreto e tinha "sorriso no rosto"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments