Sina da lateral esquerda persegue Fluminense, que acumula reforços frustrados e vai voltar ao mercado
O drama da lateral esquerda continua no Fluminense. Contratado para ser a solução da posição em 2023, Jorge mal teve chances de jogar: fez apenas quatro partidas até sofrer uma grave lesão no joelho direito que o levará para a mesa de cirurgia. Sem previsão de voltar aos gramados, o ala corre o risco de perder a temporada e aumenta a lista de contratações frustradas para o setor.
💥️+ Contratações do Fluminense para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
1 de 4 Contratado para 2023, Jorge fez apenas quatro jogos antes da lesão — Foto: Mailson Santana / Fluminense FCContratado para 2023, Jorge fez apenas quatro jogos antes da lesão — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
E os planos da comissão técnica para o setor acabaram bastante afetados. Fernando Diniz já perdeu um e está prestes a perder o segundo dos três jogadores que contava para a posição: Calegari, que nem é lateral-esquerdo e vinha sendo improvisado, tem um empréstimo encaminhado com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Com isso, do planejamento inicial, sobra apenas Alexsander (que é volante de origem), e o clube terá que ir mais uma vez ao mercado.
A posição tem sido uma "dor de cabeça" há anos no Fluminense, que já contratou um time inteiro de laterais-esquerdos que não deram certo desde 2015. Nenhum dos últimos 11 reforços do setor conseguiu se consolidar, sendo seis deles na atual gestão do presidente Mário Bittencourt e do diretor executivo Paulo Angioni, desde junho de 2023: além de Jorge, chegaram Orinho, Egídio, Danilo Barcelos, Pineida e Cristiano, que foi o caso mais emblemático e alvo de críticas da torcida pelo investimento de R$ 9 milhões.
2 de 4 William Matheus no Fluminense em 2016 — Foto: Nelson Perez / Fluminense FCWilliam Matheus no Fluminense em 2016 — Foto: Nelson Perez / Fluminense FC
Com a carência de um nome fixo na esquerda, o Fluminense vem apostando em improvisações. A que mais deu certo (e virou case de sucesso almejado e ainda não repetido) foi o meia Caio Henrique em 2023. Desde então, o atacante Caio Paulista, o lateral-direito Calegari e os volantes Yago Felipe e Alexsander ganharam chances no setor, mesmo com Cristiano e Pineida no elenco no ano passado. O ala-direito Guga também foi utilizado na posição neste início de 2023.
3 de 4 Danilo Barcelos e Egídio também não agradaram no Fluminense — Foto: geDanilo Barcelos e Egídio também não agradaram no Fluminense — Foto: ge
Mas as improvisações no setor não são novas e já foram usadas por outros treinadores na tentativa de buscar soluções para o setor. Em 2014, por exemplo, o meia-atacante Chiquinho atuou como lateral-esquerdo com Renato Gaúcho. O mesmo aconteceu com o meia Gustavo Scarpa no ano seguinte, sob o comando de Enderson Moreira.
Agora sem Jorge, Diniz deverá seguir a linha de improvisos. Guga, que atuou na posição contra o Vasco e agradou, pode ser mantido. Alexsander, que retornou da seleção brasileira sub-20, também é alternativa, como aconteceu na reta final do Brasileirão do ano passado. E outra opção é Cristiano, que até chegou a ser liberado da pré-temporada para procurar outro clube, mas voltou a ser reintegrado e vem treinando normalmente no CT Carlos Castilho.
4 de 4 Cristiano em treino do Fluminense — Foto: Mailson Santana / Fluminense FCCristiano em treino do Fluminense — Foto: Mailson Santana / Fluminense FC
O Fluminense volta a campo neste sábado, quando encara a Portuguesa, pela nona rodada do Campeonato Carioca, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O Tricolor é o terceiro colocado com 16 pontos, a quatro do líder Flamengo e três na frente do Volta Redonda, quinto colocado.
💥️+ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 💥️Ouça o podcast ge Fluminense 🎧
💥️Assista: tudo sobre o 💥️Fluminense💥️ no ge, na Globo e no sportv
O que você está lendo é [Sina da lateral esquerda persegue Fluminense, que acumula reforços frustrados e vai voltar ao mercado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments