Associação ou SAF? Quem paga a dívida do Cruzeiro por Rodriguinho na FIFA? Especialista analisa

Se encerrou na quinta-feira (segundo divulgado por Ronaldo), o prazo para o Cruzeiro pagar R$ 31 milhões ao Pyramids, do Egito, pela contratação de Rodriguinho, em 2023. 💥️A SAF explicou que o débito é de responsabilidade da Associação, que não quis se pronunciar. Mas, de quem é a obrigação legal de pagamento? Em entrevista ao 💥️ge, o advogado Rafael Botelho analisou a situação.

💥️+ Notícias do Cruzeiro💥
💥️+ Cruzeiro terá custo baixo para aluguel de estádio no Espírito Santo e defende retrospecto

Vale ressaltar que o Cruzeiro corre risco de sofrer transfer ban em caso de não pagamento da dívida ou falta de acordo com os egípcios (e o clube mineiro deve, sim, fazer o pagamento de alguma forma). A situação de punição, no entanto, não seria imediata, em função de trâmites do processo ainda pela frente. A janela de transferências atual ficará aberta até o início de abril.

Em nota enviada à imprensa nessa sexta-feira (veja a íntegra no fim da matéria), a SAF citou que estima repasse de R$ 491 milhões à associação, ao longo de 12 anos, para pagamentos de credores na Recuperação Judicial. A RJ, inclusive, é usada como argumento de vários clubes na CBF (inclusive do Cruzeiro) para protelar o pagamento imediato de dívidas de processos em tramitação na Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF.

Rafael Botelho explica que a CBF, em função de trâmites um pouco mais lentos, ainda não tomou nenhuma decisão definitiva em relação a esses pedidos. Diferente do que ocorreu na FIFA, em processos recentes.

Ronaldo Fenômeno e presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues — Foto: Divulgação 1 de 1 Ronaldo Fenômeno e presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues — Foto: Divulgação

Ronaldo Fenômeno e presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues — Foto: Divulgação

- Na CNRD, todos os clubes que estão em Recuperação Judicial, tentando Recuperação Judicial ou Centralização de Créditos, dizem que não podem pagar as dívidas na CBF porque estariam priorizando credores, o que descumpriria regra da Recuperação. A CBF, até agora, não analisou um caso concreto, embora tenham 25, para dizer se aceita o argumento ou não. Na CBF há vários casos.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

O que você está lendo é [Associação ou SAF? Quem paga a dívida do Cruzeiro por Rodriguinho na FIFA? Especialista analisa].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...