"Modo emoção" ativado: Ituano desafia o improvável e escapa de rebaixamento no Paulistão na rodada final pela 6ª
Se o torcedor do Ituano estava tenso com a possibilidade de o time ser rebaixado no Campeonato Paulista, era possível se apegar nas estatísticas e tentar manter (um pouco) a calma após analisar edições passadas da competição -- mais precisamente de 14 anos para cá.
Isso porque foi a sexta vez, durante esse período, que o Galo chegou na última rodada lutando contra a queda à Série A2. Surpreendendo a todos que acreditavam no "fim da linha" em 2023, o rubro-negro de Itu conseguiu desafiar o improvável e conquistou, não só a permanência na elite do estadual, como também a classificação para a próxima fase.
1 de 6 Ituano x Santos, pelo Campeonato Paulista — Foto: Raul Baretta/Santos FCItuano x Santos, pelo Campeonato Paulista — Foto: Raul Baretta/Santos FC
💥️Veja também:
💥️+ Classificação do Paulista💥️
💥️+ Outras notícias do Galo de Itu
Os números não mentem: em 2009, 2010, 2011, 2013, 2023 e agora, em 2023, o time venceu na rodada final e sobreviveu. Com a vitória em cima do Santos por 3 a 0 na tarde deste domingo, no Novelli Júnior, além de escapar da segunda divisão estadual, o Ituano voltou a vencer um grande paulista, feito que não acontecia desde 2023, quando bateu justamente o Santos, por 2 a 0.
Com três vitórias, três empates e seis derrotas, o Galo terminou a fase de grupos em segundo lugar no Grupo C, com 12 pontos, e irá jogar contra o Corinthians, domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Paulistão.
2 de 6 Ituano x Santos, Paulistão 2023 — Foto: Miguel Schincariol / ItuanoItuano x Santos, Paulistão 2023 — Foto: Miguel Schincariol / Ituano
O Ituano chegou a rodada final com 17 pontos e precisava vencer. Naquele ano ainda eram rebaixados os quatro últimos colocados – que foram Guaratinguetá, Marília, Guarani e Oeste. Na última rodada, o Galo de Itu venceu o Marília por 2 a 1, se salvou e se despediu da competição apenas um ponto à frente do primeiro colocado do Z-4, o Guaratinguetá. Na ocasião, o time teve uma campanha de cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas.
3 de 6 Marília x Ituano, 2015 — Foto: Miguel Schincariol / Ituano FCMarília x Ituano, 2015 — Foto: Miguel Schincariol / Ituano FC
Ainda no formato anterior do Paulista, o rubro-negro entrou em campo na última rodada com 19 pontos, ameaçado de rebaixamento e venceu a Portuguesa por 3 a 2. Terminou o campeonato na 13ª posição, com 22 pontos, em uma campanha de seis vitórias, quatro empates e nove derrotas. À época, tinha três pontos a mais do que o primeiro rebaixado.
4 de 6 Ituano x Portuguesa, pelo Paulistão 2023 — Foto: Miguel Schincariol/ItuanoItuano x Portuguesa, pelo Paulistão 2023 — Foto: Miguel Schincariol/Ituano
Com mudança apenas nos classificados para a próxima fase – antes se classificavam quatro; a partir daquele ano, oito –, o time se viu mais uma vez na corda bamba. Terminou a competição na 16ª posição, com 18 pontos, sendo a mesma pontuação do São Bernardo, primeiro da lista de rebaixados. Escapou da degola no detalhe: pelo saldo de gols após vencer o Noroeste por 2 a 0, no Novelli Jr.
Naquele ano, venceu o Palmeiras por 2 a 1, com um gol memorável do atacante Marcão nos instantes finais. Foi o suficiente para o torcedor do Galo respirar aliviado, escapando mais uma vez no "apagar das luzes". Terminou em 14º lugar, com 20 pontos, dois atrás do Mirassol, primeiro na lista de rebaixados da elite estadual de 2013.
5 de 6 Ituano x Palmeiras, pelo Paulistão 2013 — Foto: Agência EstadoItuano x Palmeiras, pelo Paulistão 2013 — Foto: Agência Estado
De todos os anos na berlinda do rebaixamento, em 2023 foi a única situação mais leve. Já no formato atual com apenas dois rebaixados, o Ituano ficou na 12ª posição com 14 pontos em uma campanha de três vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Garantiu a permanência na elite estadual na última rodada após vencer o Santo André por 3 a 1.
6 de 6 Ituano x Santo André, pelo Campeonato Paulista — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FCItuano x Santo André, pelo Campeonato Paulista — Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC
E depois de tanta tensão nos últimos anos, o torcedor do Galo, certamente, espera um Paulistão com menos testes para o coração em 2024.
O que você está lendo é ["Modo emoção" ativado: Ituano desafia o improvável e escapa de rebaixamento no Paulistão na rodada final pela 6ª].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments