Será o regresso de Trump à Casa Branca o “pior pesadelo económico da Europa”? &

“💥️O pior pesadelo económico da Europa tornou-se realidade”. A afirmação consta de uma nota de ✅research dos economistas do banco ING sobre a vitória de Donald Trump, ex-presidente norte-americano que reconquistou a Casa Branca, mas💥️ espelha o tom com que diversos analistas explicam o impacto económico da vitória do republicano que destronou o Partido Democrata.

Perante uma Europa que enfrenta um fraco crescimento económico & o Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, e 0,9% em termos homólogos, segundo dados do Eurostat -, a vitória do republicano protecionista poderá levar mesmo a uma recessão no euro no próximo ano.

Depois do que parecia ser uma disputa renhida, Donald Trump conseguiu uma vitória decisiva sobre a candidata democrata Kamala Harris e deverá tornar-se o primeiro Presidente republicano a vencer o voto popular em 20 anos. O Partido Republicano conseguiu já assegurar a maioria no Senado e também vai à frente na contagem para a Câmara dos Representantes, pelo que não será difícil fazer passar as suas propostas.

“💥️Uma nova guerra comercial iminente poderá empurrar a economia da Zona Euro de um crescimento lento para uma recessão total“, consideram os analistas do ING, numa nota divulgada na quarta-feira. A imposição de tarifas é desde sempre uma das bandeiras de Donald Trump na corrida à liderança da maior economia mundial e terá um impacto direto quer no comércio internacional, quer na economia. Por um lado, 💥️tarifas mais altas sobre as exportações reduzem a procura externa e, por outro, sobre as importações aumenta os custos internos de produção.

Comentários ( Respostas a Avatar {{ comment.author_name }}

O que você está lendo é [Será o regresso de Trump à Casa Branca o “pior pesadelo económico da Europa”? & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...