Liga Portugal #5: A estreia de Bruno Lage, o Leão feliz, o Dragão revigorado e o Braga x Vitória SC &
Pep Guardiola disse que agora é que a pré-época realmente terminou. Depois das seleções também brincarem ao futebol, a Liga Portugal 2024/24 está de volta à ação. Pelo meio ainda houve o acontecimento mais marcante deste início de campeonato: despedimento de Roger Schmidt e apresentação de Bruno Lage no Benfica. Entretanto, o Sporting e o FC Porto, de águias mais brandas, aproveitaram esta paragem internacional para dar continuidade ao projeto e melhorarem.
Quanto aos jogos da última jornada, o principal destaque vai para a vitória do Sporting sobre o FC Porto no Estádio de Alvalade, isolando-se na liderança da Primeira Liga com 12 pontos. Seguiu-se o empate do Benfica em Moreira de Cónegos com final dramático. Além disso, o Braga e o Gil Vicente não passaram de um 0-0, o Vitória SC venceu o Famalicão (duas equipas sensações deste início) e o Santa Clara continua a somar pontos. Já leva nove e está de momento em quarto lugar, igualado com o conjunto de Guimarães (5.º), FC Porto (3.º) e Famalicão (2.º).
Benfica x Santa Clara: Adeus Schmidt, Olá Lage
Para muitos o jogo mais aguardado da quinta jornada. E o motivo é claro: como irá ser a estreia de Bruno Lage no Benfica? Qual o sistema tático e ideia de jogo? Há várias perguntas e expetativa, pois a indefinição é grande e isso traz diversas dificuldades a Vasco Matos, treinador do Santa Clara, na preparação do jogo. Acredito que possa estar entre um 4-4-2 e um 4-3-3. A gestão de jogadores de estatuto – como Nico Otamendi e Ángel Di María – será também um aspeto interessante a acompanhar neste Benfica de Bruno Lage.
Bruno Lage não é um treinador de sistema único, o Benfica tem um plantel profundo e falta afinar o futebol coletivo. Colocando isso em equação o técnico português pode ter espaço para vincar o seu estilo de jogo, melhorar depois uma relação muito fragilizada adeptos-clube e proporcionar sinais animadores. Vencer o primeiro jogo no Estádio da Luz é uma missão muito importante para Lage e Rui Costa (quer desviar-se do caminho da instabilidade) de forma também a dar alguma esperança aos adeptos.
Arouca x Sporting: Lobo ferido encontra Rei Leão
O Sporting vive porventura o melhor momento dos últimos tempos, enquanto o Arouca, que libertou Rafa Mujica no verão, vendeu esta semana Cristo González ao Al Sadd. No plano financeiro, é um encaixe significativo, mas no plano desportivo é certamente uma perda. Mais uma dor de cabeça para Gonzalo García. Ainda para mais, o início de temporada do Arouca não é o mais famoso: tem apenas três pontos em quatro jogos. Pode haver surpresas no 11.
Quanto ao Sporting, um dos aspetos a ter debaixo de olho nas próximas jornadas será o impacto de Conrad Harder, reforço dos leões à última hora. Parece ser mais um investimento para o médio/longo prazo do que propriamente um jogador para chegar, ver e brilhar no imediato. Apresenta características semelhantes a Victor Gyokeres, isto a nível de perfil, e poderá assim vir a ser importante. Importante ressalvar que Franco Israel vai ser o guarda-redes titular na baliza do Sporting, confirmado pelo próprio Rúben Amorim. O encontro está marcado para as 20h15 desta sexta-feira.
FC Porto x Farense: O Prova-Roupa depois um ótimo mercado
Há que criticar quando se tem de criticar e aplaudir quando se tem de aplaudir. E, antes de irmos ao futebol, o horário do jogo é de louvar: uma boa tarde de domingo para ver o futebol à inglesa. 15h30 no Estádio do Dragão para ser mais exato. Indo ao futebol, o rendimento das equipas é completamente oposto. O FC Porto está em fase de crescimento com Vítor Bruno, teve o melhor mercado dentro dos três grandes e parece por isso ter o tempo como seu aliado. Já o Farense é a única da Liga Portugal que ainda não pontuou, tendo quatro derrotas consecutivas. Há dúvidas relativas à competitividade do plantel.
Com as contratações de Nehuén Pérez e Tiago Djaló para o eixo defensivo, o FC Porto reforça um setor que não estava tão consolidada e será interessante perceber qual a dupla de defesas-centrais que Vítor Bruno irá utilizar. Zé Pedro e Otávio tem sido a sociedade escolhida, mas pode mudar nesta jornada. Francisco Moura é outra opção a ter em conta para a posição de lateral-esquerdo & onde tem jogado Wenderson Galeno, pois convém recordar que o jovem português venceu o prémio de melhor defesa do mês de agosto da Liga Portugal e está assim a ter um belo início de temporada.
Braga x Vitória SC: Um episódio imperdível
Embora não estejam em confronto nenhum dos chamados grandes, o Braga x Vitória SC é um dos jogos de cabeça de cartaz da Primeira Liga devido à sua rivalidade intensa. O encontro está marcado para as 20h30 deste domingo, dia 15 de setembro, no Estádio Municipal de Braga, e a guerra está declarada. Será que os arsenalistas protegem bem o forte ou se os vitorianos conquistam o território? Uma coisa é certa: é um episódio imperdível.
De um lado, o Braga ainda não conheceu o sabor da derrota em jogos oficiais. Do outro lado, o Vitória SC de Rui Borges fez história na Europa ao atingir a Liga Conferência e também leva um ótimo registo & 10 jogos, nove vitórias, 21 golos marcados e apenas dois sofridos. E com figuras como Tiago Silva e Tomás Handel em grande plano. Importante recordar que Ricardo Mangas deixou o conjunto de Guimarães para rumar ao Spartak de Moscovo da Rússia.
O que você está lendo é [Liga Portugal #5: A estreia de Bruno Lage, o Leão feliz, o Dragão revigorado e o Braga x Vitória SC & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments