Dos assuntos externos ao ambiente e indústria. Em que comissões ficaram os eurodeputados portugueses? &
Depois das reeleições das presidentes do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, 💥️os trabalhos no hemiciclo em Estrasburgo podem oficialmente começar. Esta sexta-feira, último dia da primeira semana de sessões plenárias após as eleições de 9 de junho, os 💥️720 eurodeputados eleitos foram distribuídos pelas💥️ 24 comissões e subcomissões parlamentares, que servem para elaborar, alterar e votar propostas legislativas e realizar debates com representantes do Conselho e da Comissão. 💥️Os 21 eurodeputados portugueses – oito do PS, sete do PSD-CDS, dois para Chega e Iniciativa Liberal, e um para BE e PCP – vão integrar mais de 10 comissões.
💥️Marta Temido, Ana Catarina Mendes, Sebastião Bugalho e António Tânger-Corrêa são alguns dos nomes que irão integrar a Comissão dos Assuntos Externos numa altura em que a guerra na Ucrânia sobe de tom, o conflito no Médio Oriente não tem fim à vista e aproximam-se eleições nos Estados Unidos, também determinantes para o futuro da NATO que conta agora com uma nova liderança.
Destaque ainda para a💥️ Comissão de Ambiente e Saúde Pública e da Segurança Alimentar que volta a contar com uma presença de eurodeputados portugueses, entre eles, 💥️Lídia Pereira e Catarina 💥️Martins, e ainda a estreia de💥️ Cotrim de Figueiredo na Comissão da Indústria e João Oliveira na Comissão do Emprego. Veja a lista:
PS (Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas)
Numa altura em que as tensões geopolíticas vão subindo de tom, 💥️Marta Temido irá integrar a 💥️Comissão dos Assuntos Externos . A ex-ministra da Saúde será ainda membro permanente das comissões do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e de Diretos Humanos, enquanto atuará como suplente na Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e Subcomissão da Saúde Pública.
À semelhança de Marta Temido,💥️ Ana Catarina Mendes também fará parte da Comissão dos Assuntos Externos, mas como membro suplente. A ex-ministra dos Assuntos Parlamentares e deputada irá integrar de forma permanente a Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos e a Subcomissão da Segurança e da Defesa, no Parlamento Europeu.
💥️Francisco de Assis, número três pelo PS nas eleições europeias, vai integrar a 💥️Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários, Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos e a Subcomissão dos Direitos Humanos como membro permamente. Ademais, o ex-presidente do Conselho Económico Social (CES) vai ser membro suplente da Comissão dos Negócios Estrangeiros e da Comissão do Comércio Internacional.
Por seu turno, 💥️Carla Tavares fará parte da Comissão dos Orçamentos e ainda do 💥️Controlo Orçamental, na próxima legislatura. A ex-presidente da Câmara da Amadora vai ainda atuar como membro suplente de três comissões: do Desenvolvimento, dos Assuntos Económicos e Monetários e ainda dos Direitos das Mulheres e da Igualdade dos Géneros
Nas comissões da 💥️Agricultura e do Desenvolvimento Rural e ainda das Pescas, o PS contará com a presença de 💥️André Rodrigues, eleito pela região autónoma dos Açores. O eurodeputado será ainda membro suplente na 💥️Comissão dos Transportes e do Turismo, que terá como membro permanente💥️ Sérgio Gonçalves. O eurodeputado eleito pela Madeira vai ainda integrar a Comissão do Desenvolvimento Regional e será membro suplente na Comissão das Pescas.
Por seu turno, 💥️Isilda Gomes fará parte da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e das Petições, atuando como membro suplente na Comissão da Cultura e da Educação.
Aliança Democrática (Partido Popular Europeu)
À semelhança da cabeça de lista do PS, também 💥️Sebastião Bugalho vai integrar a 💥️Comissão dos Assuntos Externos, tal como havia mencionado durante a campanha eleitoral. Além de ser membro permanente desta comissão, o cabeça de lista pela coligação que juntou o PSD e CDS nas últimas duas eleições vai ainda ser membro suplente da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores, Comissão dos Assuntos Constitucionais e da Subcomissão dos Direitos Humanos.
💥️Lídia Pereira, a única repetente na lista da AD às europeias e chefe da delegação do PSD, vai voltar a marcar presença na 💥️Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários na próxima legislatura, sendo ainda membro suplente em três comissões: Comércio Internacional; do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e dos Assuntos Fiscais.
Também presente na Comissão dos Assuntos Externos e dos Assuntos Constitucionais, mas como membro suplente, estará 💥️Ana Miguel Pedro, que será membro permanente na Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos
Na 💥️Comissão dos Orçamentos, a AD far-se-á representar por 💥️Hélder Sousa Silva (que será membro suplente da Comissão da Cultura e da Educação e Subcomissão da Segurança e da Defesa).
Já💥️ Sérgio Humberto vai integrar a Comissão dos Transportes e do Turismo de forma permanente, enquanto será membro suplente na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar. Nesta última, estará ainda 💥️Bruno Gonçalves como membro suplente. O eurodeputado eleito por Braga será membro permanente na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia e na Subcomissão dos Assuntos Fiscais.
Por seu turno,💥️ Paulo do Nascimento Cabral será membro da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, enquanto 💥️Paulo Cunha integrará a Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos, na próxima legislatura.
Chega (Patriotas da Europa)
O 💥️vice-presidente do Grupo Patriotas da Europa e💥️ cabeça de lista do Chega às eleições também será membro efetivo da Comissão dos Assuntos Externos, à semelhança do PS e da AD. António Tânger-Corrêa vai ainda integrar a Comissão de Segurança e Defesa, e das Pescas e das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos enquanto membro substituto.
Já 💥️Tiago Moreira de Sá fará parte da Comissão do Desenvolvimento como membro permanente, sendo suplente na Comissão dos Orçamentos.
Iniciativa Liberal (Renovar Europa)
Focado em reindustrializar o bloco europeu, 💥️João Cotrim de Figueiredo será membro permanente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia e ainda membro suplente da Comissão do Comércio Internacional.
Por seu turno, à semelhança da AD e do PS, 💥️Ana Vasconcelos irá integrar a Comissão de Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar, sendo membro suplente da Comissão dos Transportes e do Turismo.
Bloco de Esquerda (Esquerda Unitária Europeia)
💥️Catarina Martins será membro permanente da Comissão de Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar e da Subcomissão da Saúde Pública. A única eurodeputada eleita pelo Bloco de Esquerda vai ainda integrar, de forma suplente, as comissões do Emprego e dos Assuntos Sociais e da Indústria, da Investigação e da Energia.
Partido Comunista (Esquerda Unitária Europeia)
Tendo erguido como bandeira eleitoral a questão dos salários na União Europeia,💥️ João Oliveira, cabeça de lista e único eurodeputado eleito pelo PCP nas eleições europeias, irá integrar as comissões dos💥️ Orçamentos, e o Emprego e dos Assuntos Sociais na próxima legislatura, sendo ainda membro suplente da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia.
O que você está lendo é [Dos assuntos externos ao ambiente e indústria. Em que comissões ficaram os eurodeputados portugueses? & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments